Topo
Entretenimento

Vendido a R$ 180 mil o quilo, ingrediente raro define perfumes sofisticados

Íris, ingrediente raro e caro da alta perfumaria - Gregory Adams/Getty Images
Íris, ingrediente raro e caro da alta perfumaria Imagem: Gregory Adams/Getty Images
do UOL

de Universa, em Paris*

10/10/2024 05h30

Existe perfume e existe alta perfumaria, em que são os aromas mais sofisticados, com ingredientes selecionados. Uma dessas matérias-primas raras é a íris, uma flor encontrada na França, na Itália e no norte da África.

Ela é caríssima e, ao contrário do que se pode imaginar, não são suas pétalas que são usadas para compor as fragrâncias.

O que usamos da Íris é o rizoma, uma batata que se forma na raiz. Para chegar no tamanho ideal, ela precisa crescer por cerca de cinco anos. Quando colhido, ele não tem cheiro. São necessários mais três anos de armazenamento para desenvolver uma fragrância, diz Verônica Kato, perfumista exclusiva da Natura.

Ela assina a nova coleção da marca de alta perfumaria e usa o ingrediente em um dos perfumes, o "505 Íris Priprioca". "A priprioca também é uma raiz, encontrada na Amazônia e muito utilizada pelos povos nativos da região", explica.

"A flor pode nascer em toda a Europa, mas a melhor qualidade é encontrada na Itália e na França. Eu uso a de origem francesa nas minhas produções", diz Kato.

Para o perfumista da Symrise, Pierre Gueros, a escolha dos ingredientes para um bom perfume não deve ser feita pelo preço. Mas ele reconhece a raridade e a qualidade que a íris pode trazer para fragrâncias. "Ela faz um perfume com cheiro bom se transformar em um com cheiro incrível. Dá corpo", diz.

Mas o que realmente surpreende é o seu preço: um quilo pode chegar a custar 30 mil euros, algo em torno de R$ 180 mil. E mesmo após uma espera de quase 10 anos, o seu rizoma rende pouco.

Alguns quilos de rizoma é capaz de gerar poucos mililitros de essência, explica Gueros.

Qual seu cheiro

íris, ingrediente raro e caro da alta perfumaria - Clive Nichols/Getty Images - Clive Nichols/Getty Images
íris, ingrediente raro e caro da alta perfumaria
Imagem: Clive Nichols/Getty Images

Apesar de ser uma flor, íris não tem um perfume floral. "Tem um cheiro meio aveludado, cosmético e verde, como de folhas. E pode ser usado para fragrâncias masculinas e femininas", explica Gueros.

Para Kato, a fragrância é mais cremosa. "A que vem da região que usamos é amadeirada, aconchegante e confortável. Em outros lugares, pode sofrer leves alterações devido ao solo onde está plantada", diz.

Para a perfumista francesa Alienor Massent, da Symrise, criadora de fragrâncias como Absolue Le Parfum, da Lancôme e Million Gold For Her, da Paco Rabanne, a íris traz uma sensação leitosa para os perfumes.

Ela dá esse efeito em pó, meio leite, aos cheiros, diz.

*A reportagem viajou a convite da Natura

Entretenimento