Cacique Raoni cancela participação na Flip por recomendação médica
O cacique Raoni, 92, cancelou a participação na 22ª Flip por motivos de saúde. A informação foi confirmada nesta quarta-feira (9) pela organização da festa literária de Paraty (RJ).
Raoni Metuktire não estará presente na 22ª Festa. Convidado para a mesa "Saber o passado, mirar o futuro" junto de Txai Suruí, Raoni foi internado após realizar alguns exames antes do início da Flip e passa bem.
Instituto Raoni explicou na manhã desta quinta-feira (10) que o líder indígena esteve no hospital para exames, mas não permaneceu na unidade de saúde. "Devido ao alto número de compromissos, ele teve uma queda de imunidade que o levou a ter uma virose."
Seus exames também apresentaram alteração nos rins. Por orientação médica, o cacique passará os próximos dias de repouso em casa. Ele seguirá realizando exames para investigar a causa da alteração renal e buscar o tratamento adequado. Instituto Raoni, em contato com Splash
Mesa, que está programada para sexta-feira (11), às 15h, está mantida e vai contar com a presença de Txai Suruí. A mediação será de Guilherme Freitas.
Flip informa que os ingressos já adquiridos permanecerão válidos. "Caso haja interesse em cancelar a compra e solicitar o reembolso, será necessário enviar um e-mail para contato@fcticket.com.br até 23h59 do dia 10/10, informando o número do pedido e CPF do titular da compra."
Cancelamento acontece após o cacique Raoni ir ao Palácio do Planalto, na tarde desta quarta (9), sem agenda, e não ser recebido pelo presidente Lula. A informação foi divulgada pelo jornal Folha de S.Paulo.
Líder dos kayapós chegou a ser recebido por um auxiliar do presidente, mas foi informado de que não seria possível falar com o chefe do Executivo na quarta. O assessor disse que entraria em contato para dizer se haveria horário disponível na quinta (10).
*O repórter viajou a convite do Instituto CCR, patrocinador e parceiro de mobilidade da Flip.