Topo
Entretenimento

Com ingressos gratuitos, exposição 'Eterno Egito' acaba neste fim de semana

Exposição traz objetos que existem há mais de 5.000 anos - Nina-no/Creative Commons
Exposição traz objetos que existem há mais de 5.000 anos Imagem: Nina-no/Creative Commons
do UOL

De Splash, em São Paulo

14/09/2024 05h30

Exposição "Eterno Egito", na Casa Museu Eva Klabin, chega ao fim neste domingo (15), no Rio de Janeiro

Como é exposição

"Eterno Egito: A Imortalidade nas Coleções Viscondessa de Cavalcanti e Eva Klabin" une os acervos das colecionadoras Eva Klabin e da Viscondessa de Cavalcanti de artefatos do antigo Egito. A mostra conta com 100 peças de diversas dinastias, desde 3000 a.C. até o século 1 d.C. Público pode conferir o evento das 14h às 18h.

Objetos refletem a crença egípcia na vida após a morte. Na coleção da Viscondessa, destacam-se uma estela policromada, de Per-a-Iset, que faz oferendas ao deus Ra-Osíris, fragmentos de um rosto de ataúde masculino, figuras shabtis (servidores funerários) e um significativo conjunto de amuletos funerários.

A coleção de Eva Klabin apresenta rosto de esquife de madeira dourada com olhos incrustados de marfim e ébano da 18ª Dinastia. Além disso, uma estela funerária de pedra que pertenceu a Thutmés e objetos que destacam o papel dos animais na religião egípcia.

Separadas por 50 anos, a Viscondessa de Cavalcanti (1853-1946) e Eva Klabin (1903-1991) tinham interesse em comum por artefatos do Egito Antigo. Ambas adquiriram suas coleções em viagens internacionais, visitas a ateliês de artistas, antiquários renomados e casas de leilões.

Eterno Egito: A Imortalidade nas Coleções Viscondessa de Cavalcanti e Eva Klabin
Local:
Casa Museu Eva Klabin (av. Epitácio Pessoa, 2.480 - Lagoa)
Entrada: gratuita
Classificação: livre

Entretenimento