David Schurmann conta bastidor e desafios de filmar com mais de 10 pinguins
Horários restritos, cenários incinerados e mais de dez pinguins. Assim foram as gravações de "Meu Amigo Pinguim", longa que conquistou os EUA e estreou em mais de mil salas de cinema do país. Nesta quinta-feira (12), ele chega às telas brasileiras.
A produção é norte-americana, mas a história é brasileiríssima, explica Vitor Búrigo. "É sobre um pescador que recebia a visita de um pinguim todos os anos. Ele ia e voltava para dar 'oi' ao pescador, e eles viraram amigos", conta. "Parece ficção".
David Schurmann, o diretor do longa, explica em entrevista que quis usar pinguins reais no filme, ao invés do CGI (imagem por computador), e que os animais vieram do Aquário de Ubatuba —sempre seguindo longos protocolos para manter a saúde. "Queria autenticidade; que as pessoas sentissem que aquilo é real", diz.
12 animais, horários de filmagem e protocolos
Ao todo, foram 12 pinguins utilizados na gravação —e, para escolhê-los, foi necessário fazer um "casting". "Cada um tem sua personalidade", explica Schurmann. "Mas eles aprendem muito bem, dá para treiná-los."
Os animais também só poderiam filmar até as 15h, por serem "matutinos", e todo o set era incinerado para não haverem microrganismos problemáticos para os pinguins. "Mudamos todo o planejamento para se encaixar aos pinguins", conta o diretor. "Antes de eles chegarem, vínhamos com um lança-chamas no chão para eliminar todos os insetos, pulverizamos o antivírus, e depois disso ninguém mais poderia ficar no set. A luz também não poderia ser ajustada depois disso, para não assustar os pinguins".
Construímos duas pousadas de pinguim, com piscina e quarto climatizados, e tudo com tela para os mosquitos não entrarem. Os pinguins foram mais bem tratados que os humanos. David Schurmann
Duas ONGs, uma do Brasil e outra dos Estados Unidos, também se faziam presentes nas filmagens para averiguar se o protocolo era seguido, destaca o diretor. "Foi um superdesafio, mas os pinguins performaram de uma forma incrível. A gente os pesava de manhã e de noite para saber se tinham perdido peso, o que indicaria algum estresse".
- Assista à íntegra do Plano Geral:
Apresentado por Flavia Guerra e Vitor Búrigo, Plano Geral é exibido às quartas-feiras, às 11h, no canal de Splash no YouTube e na home do UOL, com as principais notícias sobre cinema e streaming. Você pode ainda ouvi-lo no Spotify, Apple Podcasts e Google Podcasts.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.