'Ainda Estou Aqui': prêmio na Europa aproxima Fê Torres e Brasil do Oscar
"Ainda Estou Aqui" deu mais um passo em direção ao Oscar de 2025 ao receber o prêmio de Melhor Roteiro no 81º Festival Internacional de Cinema em Veneza.
Segundo a colunista Flavia Guerra, o prêmio é importante para provar que o brasileiro tem, sim, poder narrativo e de criação de roteiro, contrariando as críticas. "É preciso se profissionalizar, e a gente tem feito isso. Esse prêmio só prova que dá certo", diz.
Após receber o prêmio, os roteiristas Murilo Hauser e Heitor Lourega descreveram a vitória como "indescritível" e "inacreditável". "Já estávamos felizes por exibir o filme, mas foi uma emoção maior do que o imaginável. Ganhar esse prêmio é uma honra, é um prêmio para todo o cinema brasileiro, todos os roteiristas que lutam".
Considerando o histórico do festival, a vitória pode aproximar Fernanda Torres (que dá vida à protagonista do filme na versão "jovem") da corrida pelo Oscar. "Se o prêmio fosse de Melhor Atriz, claro que facilitaria a vida da Fernanda. Mas nada é garantido: nem que ela vá, nem que não vá. Acontece (...) da atriz ser indicada e até ganhar o Oscar sem estar em Cannes ou Veneza", explica Flavia.
Roteiro quebra expectativas e surpreende
O filme de Walter Moreira Salles Jr é um drama biográfico que narra as diferentes fases da vida de Eunice Paiva, advogada, ativista e símbolo da luta contra a ditadura militar. Além de Fernanda Torres, completam o elenco Fernanda Montenegro e Selton Mello.
O longa é baseado no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva, lançado em 2015. "É um roteiro que o Marcelo Rubens Paiva também faz parte, e toda a família dele. É um filme sobre essa história, sobre o Brasil, e eles arrasaram", avalia Flavia Guerra.
Segundo a colunista, o roteiro quebra expectativas e envolve os espectadores. "Poderia ser muito mais melodramático e óbvio. Eles conseguiram, em cima de uma história que todo mundo já sabe, contar algo surpreendente. Isso é um trabalho de roteiro".
- Assista à íntegra do Plano Geral:
Apresentado por Flavia Guerra e Vitor Búrigo, Plano Geral é exibido às quartas-feiras, às 11h, no canal de Splash no YouTube e na home do UOL, com as principais notícias sobre cinema e streaming. Você pode ainda ouvi-lo no Spotify, Apple Podcasts e Google Podcasts.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.