Topo
Entretenimento

Segunda Geração do k-pop no embalo nostálgico das reuniões comemorativas

Reunião de gigantes de gerações antigas do k-pop anima fãs - Arte UOL
Reunião de gigantes de gerações antigas do k-pop anima fãs Imagem: Arte UOL
do UOL

Camila Monteiro

Colaboração para Splash

09/09/2024 19h54

Esta é apenas uma parte da newsletter Universo K-Pop. Inscreva-se para receber a versão completa gratuitamente por email toda segunda.

2024 está sendo um ano especial para quem estava por aqui quando absolutamente tudo era mato. Quem se tornou fã de k-pop lá na primeira, segunda e até início da terceira geração, está sendo contemplado com uma série de reuniões especiais, anúncios de comeback e até mesmo turnês de grupos que marcaram a indústria e criaram um legado e muita influência para gerações posteriores (as atuais!!!).

Uma das maiores surpresas foi o anúncio das gigantes do 2NE1, não apenas pela turnê comemorativa intitulada "Welcome Back", bem-vindos de volta. Mas principalmente pela reunião acontecer na própria YG, empresa que dificultou bastante a vida de CL, Dara, Park Bom e Minzy décadas atrás. Entretanto, parece que foram águas passadas e agora livres e donas de suas próprias carreiras, o grupo voltará aos palcos agora em Outubro na Coreia e depois seguirá para mais países.

Quem também se reuniu e causou comoção generalizada nos fãs foi (o que restou dos) Big Bang, com G-Dragon e Daesung subindo no palco junto de Taeyang, que está fazendo sua turnê solo. No palco, os três cantaram e dançaram hits - GD não parece que está parado há 5 anos de jeito nenhum - e depois postaram fotos juntos. A expectativa de um comeback do, agora, trio, é enorme.

O B.A.P, que viveu aquela safra entre segunda e terceira geração, também anunciou retorno, por meio do documentário "Man on the Moon", e com um novo nome: Bang&Jung&Yoo&Moon. Depois de sete anos, eles estão de volta e ainda sem Zelo, que está servindo ao Exército.

Com tantos grupos icônicos ensaiando - e outros concretizando - retornos, é interessante ver que, mais experientes e, a grande maioria em suas próprias empresas, os idols voltam bem mais soltos, contentes e sem grandes amarras que contratos complicados exigem. Assim, algumas questões ficam mais evidentes: será que os idols deveriam debutar tão novos? Fica a questão no ar...

Reunião OT7 de Block B viraliza e faz sucesso

Depois que Zico anunciou que rolaria uma reunião do Block B no seu programa de música "The Seasons: Artist with Zico", fotos de ensaios começaram a circular e a expectativa dos fãs para ver a formação original toda junta (OT7) foi enorme. Na última semana, eles finalmente gravaram o episódio, com todos os integrantes juntos pós-serviço militar. Os vídeos deles juntos viralizaram pelas redes e mostraram que seguem ótimos, cantando clássicos como "Her", "Yesterday" e "Nillili Mambo + Very Good". O comeback oficial parece estar bem próximo. E finalmente as pessoas descobriram Lee Tae-il.

Turnês nostálgicas fazem muito dinheiro

Oasis pode não ser k-pop, mas o grupo é um grande sucesso com idols e trouxe uma nova onda de "retornos épicos" neste último mês, que movimentou fãs do grupo no mundo inteiro. Depois de mais de uma década afastados - e sempre brigando - os irmãos Gallagher retornarão em 2025 com uma turnê já milionária, abrindo mais datas a cada dia. Na mesma semana, Linkin Park também anunciou retorno, com uma nova formação, e shows pelo mundo, incluindo na Coreia do Sul, onde sempre foram enormes. A chance de ver grupos icônicos de perto retornando é cada dia maior.

Entretenimento