Topo
Entretenimento

Notícias falsas e brigas de fãs: Entenda o acidente que envolveu Suga (BTS)

Yoongi (BTS) e a desinformação espalhada nas redes - Arte UOL/JTBC/X
Yoongi (BTS) e a desinformação espalhada nas redes Imagem: Arte UOL/JTBC/X
do UOL

Camila Monteiro

Colaboração para Splash

14/08/2024 19h00

A última semana foi bastante movimentada para o Army, fandom do BTS: a empresa do grupo, Big Hit, soltou uma nota com pedido de desculpas pois Yoongi (Suga) se envolveu em um acidente enquanto dirigia seu patinete elétrico. O rapper acabou caindo e, como estava com nível de álcool no sangue mais elevado do que o permitido, teve que responder à polícia, que estava no local.

A desinformação

Em questão de horas, diversas matérias sobre o acontecido saíram em sites de notícias e fofoca, algo muito comum no k-pop, principalmente quando os artistas envolvidos são extremamente famosos. Por ser um integrante do BTS que está em período de serviço militar, a situação tomou uma proporção enorme. Emissoras grandes como a JTBC - que já tem um histórico negativo de acusações infundadas contra o grupo - divulgaram imagens, supostamente de Yoongi, correndo numa via expressa em uma espécie de patinete motorizado. A imagem foi amplamente divulgada tanto na televisão, quanto em redes sociais, e foi repassada como fato, apesar de não existir nenhuma comprovação de que era o rapper.

O problema é que o vídeo era completamente diferente do que Suga tinha explicado no comunicado, fazendo com que as pessoas o acusassem de ser um mentiroso. O caso piorou, a opinião pública idem, e a empresa pouco fez para modificar isso rapidamente.

Fanwars: As brigas entre fãs

Com a grande mídia dando suporte, o circo foi armado para o início de mais um ciclo de disputas online entre fandoms; fãs de outros grupos começaram a criar memes e viralizar imagens de pessoas bebendo e dirigindo, algo bastante grave. Enquanto isso, fãs do BTS tentavam limpar o nome de Yoongi e tudo virou uma bola de neve, com troca de acusações e pouquíssimo bom senso.

O ciclo dessas batalhas entre fãs é quase sempre o mesmo: começa com desinformação, essa desinformação ganha tração e viraliza, alguns fãs do artista atingido entram nessas discussões "jogando baixo", e o resultado é: tweets ruins com milhares de likes, idols expostos a conteúdos desnecessários, e às vezes até alguns crimes cometidos (como exposição de fotos pessoais e perseguição).

O fato

Depois de uma semana de confusão e muita desinformação, a TV Chosun divulgou o vídeo verdadeiro do Yoongi dirigindo um patinete elétrico, com uma velocidade bem menor do que a do vídeo anterior. A gravação real culmina com a queda dele em frente ao seu apartamento e a chegada dos policiais, bem como ele havia explicado no comunicado divulgado pela Big Hit.

Entretanto, com o assunto em evidência, saíram algumas reportagens sobre como Yoongi supostamente "mata" aulas do Exército, é preguiçoso, entre outras declarações cujo objetivo era alimentar mais ainda a repercussão negativa do caso. Flores foram enviadas para a frente da Big Hit, pedindo para o integrante sair do grupo. Armys criaram projetos e hashtags dizendo que não foram elas que enviaram, a empresa explicou que ele não sairá do grupo e vida que segue.

Não existe ainda data para Yoongi se apresentar à polícia para maiores investigações, mas todo sensacionalismo e confusão que ocorreu nessa última semana, com o apoio da grande mídia local, tomou uma proporção muito maior do que o fato ocorrido. Yoongi perdeu a carteira de motorista, e resta ver se ele terá de comparecer ao tribunal.

Entretenimento