A dublagem é um processo fundamental para popularizar animes, algo que a própria Crunchyroll já nos revelou em entrevista. A localização, outro nome para se referir ao processo, já teve várias fases no Brasil: boom de animes na televisão nos anos 1990/2000, o momento do canal pago Animax em meados de 2005 e atualmente os serviços de streaming lançando versões brasileiras de sucesso.
Entretanto, houve uma época, lá pelos anos 2010, em que poucos animes foram dublados para o português, o que fez com que muitas séries de renome nunca tenham ganhado versão com vozes brasileiras. Splash reuniu aqui alguns desses animes que precisam ganhar uma dublagem para ficarem ainda mais populares no país.
"Puella Magi Madoka Magica"
Lançado no começo de 2011, "Madoka Magica" foi um fenômeno no meio otaku por pegar as características das histórias de Garotas Mágicas ("Mahou Shoujo") e misturar com uma trama perturbadora e cheia de drama.
A história mostra o dia no qual a garota Madoka faz um pacto com a criatura Kyubey e se torna uma garota mágica, mas a vida não é um passeio no parque como em "Sailor Moon", e as coisas vão ficando sinistras.
Considerando o tamanho do sucesso de "Madoka Magica", a ponto de até hoje haver sempre cosplayers se vestindo como personagens da série, é muito inusitado que nunca tenham pensado em dublar este anime no Brasil. E o mais curioso é que "Magia Record", um spin-off, ganhou dublagem recentemente.
"Erased"
A obra é protagonizada por Satoru, um mangaká que trabalha como entregador de pizza para pagar as contas. Ele tem um poder inusitado de voltar no tempo para impedir algumas tragédias. Para evitar o assassinato de uma colega de escola, ele viaja 15 anos no passado e precisará lidar com alguns problemas.
O anime de "Erased" sempre figura na lista de recomendações dos fãs, mesmo sem nunca ter sido dublado. É um daqueles animes que marcam, então merecia uma versão localizada.
"The Promised Neverland"
Deste anime em especial não vamos dar a sinopse porque é uma daquelas séries que você precisa chegar sem saber nada. Apenas confie e dê o play no primeiro episódio.
"The Promised Neverland" é uma série com potencial para explodir entre pessoas de fora do meio otaku, é uma pena que a falta de dublagem impeça uma maior popularização. Infelizmente, a produção nunca teve uma segunda temporada, como já explicamos aqui.
"Code Geass"
Um dos animes mais emblemáticos dos anos 2000, "Code Geass" conta a história do estudante Lelouch que vivia no Império Britannia. Ele ganha um poder misterioso que faz com que ninguém recuse suas ordens, então ele decide usar sua inteligência para resolver intrigas políticas de formas questionáveis.
"Code Geass" foi um estouro, reunindo uma história envolvente e design de personagens feito pelo CLAMP (de "Card Captor Sakura"). A série é aclamada até hoje no Japão, sendo relançada em sucessivas versões, mas infelizmente sem uma dublagenzinha pra gente.
Curiosamente, a continuação "Code Geass: Rozé da Reconquista" está sendo lançada no Disney+ e ganhou uma versão dublada. Pelo menos dá pra ouvir o Lelouch com uma voz brasileira...
"Kill la Kill"
Ryuuko Matoi é uma adolescente japonesa que busca vingança pela morte do pai com uma arma que parece uma espada-tesoura. Ela então entra em uma escola na qual os lutadores usam roupas especiais.
"Kill la Kill" foi um dos animes que ajudaram a popularizar o trabalho do estúdio Trigger (de "Dungeon Meshi"), e é uma história ainda bem divertida de acompanhar, com ótimas cenas de ação.
Uma pena que ficou sem dublagem, porque poderíamos prestar ainda mais atenção na animação bonita se não precisássemos ler legenda toda hora.
"The Melancholy of Haruhi Suzumiya"
Talvez você otaku mais novinho não saiba, mas "The Melancholy of Haruhi Suzumiya" (ou "Suzumiya Haruhi no Yuutsu") foi um fenômeno cultural otaku que explodiu em 2006 com a exibição do anime.
Haruhi Suzumiya é uma adolescente japonesa que cria um clube para assuntos paranormais na escola. Acontece que a história dá umas guinadas e alguns acontecimentos sobrenaturais começam a acontecer em meio ao dia a dia escolar.
Se sem uma dublagem já encontramos pessoas sabendo a icônica coreografia de encerramento, imagina se algum serviço de streaming decidisse colocar vozes brasileiras nessa pérola dos animes?
Franquia "Fate"
Se hoje você aclama a animação de "Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba" feita pelo estúdio ufotable, saiba que a fama deles veio no começo dos anos 2010 com os animes "Fate/Zero" e "Fate/stay night: Unlimited Blade Works".
A franquia "Fate" veio de uma visual novel desenvolvida pela Type-Moon, e que o sucesso levou a produção de um anime em 2006 produzido pelo estúdio Deen. A fama, no entanto, veio com o "Fate/Zero" animado brilhantemente pelo ufotable.
A história é ambientada em uma região na qual de tempos em tempos rola uma grande guerra pelo Santo Graal. A série "Fate/Zero" é uma história do passado, mostrando a quarta guerra pelo item mágico.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.