Topo
Entretenimento

Viajar sem documentos? Este aeroporto quer oferecer esse 'luxo' já em 2025

Aeroporto Internacional Zayed, em Abu Dhabi, é considerado um dos três melhores do mundo - Divulgação
Aeroporto Internacional Zayed, em Abu Dhabi, é considerado um dos três melhores do mundo Imagem: Divulgação
do UOL

De Nossa, em São Paulo

12/08/2024 05h30

O Aeroporto Internacional Zayed, em Abu Dhabi, quer se tornar o primeiro do mundo a permitir o embarque sem nenhum documento, já no ano que vem. A proposta está em fase de testes, mas não se aplica às crianças.

O projeto dispensa o uso de documento de identidade, passaporte ou cartão de embarque em todos os postos de atendimento —do check-in às salas vips das companhias aéreas e cabines de imigração.

Algumas companhias já usam a tecnologia em todo o atendimento, e a expectativa é concluir o processo em 2025, ainda sem previsão do mês divulgada.

Ao visitar pela primeira vez os Emirados Árabes Unidos, da qual Abu Dhabi faz parte, a pessoa terá a biometria facial registrada pela Autoridade Federal de Identidade, Cidadania, Alfândega e Segurança Portuária.

Então, o passageiro poderá usar o reconhecimento facial toda vez que se deslocar pelo aeroporto, automaticamente.

Crianças abaixo de 12 anos ainda precisarão de documentos para embarcar. A decisão é porque os traços faciais mudam muito antes dessa idade, o que prejudica o uso do reconhecimento facial. Além, claro, de garantir maior checagem para garantir que o menor está em segurança com aquele responsável.

Testes mostraram trajeto de até 15 minutos da calçada até o portão de embarque. Andrew Murphy, diretor de informação do aeroporto, disse que o sistema é uma "novidade mundial realmente inovadora" em entrevista à CNN dos EUA. O Zayed foi considerado um dos três melhores aeroportos do mundo no ano passado.

Atendimento com pessoas não será banido e funcionários ainda estarão disponíveis para quem o preferir, informou o aeroporto.

Padronização mundial é necessária para a experiência ser boa. O atendimento tecnológico é prejudicado caso o aeroporto seguinte não mantenha o mesmo nível de suporte. Por isso, a universalização é importante. Até o momento, há iniciativas na Ásia, Europa e nos EUA.

Ser capaz de usar uma única identidade digital em vários aeroportos e com várias companhias aéreas significa que você obterá uma melhor experiência geral do cliente, mantendo a privacidade Andrew Murphy, diretor de informação do Aeroporto Internacional Zayed

Entretenimento