Topo
Entretenimento

Entenda quais membros de Seventeen devem se alistar no Exército (e quando)

Jeonghan, o primeiro integrante do Seventeen que irá cumprir serviço militar obrigatório - Arte UOL
Jeonghan, o primeiro integrante do Seventeen que irá cumprir serviço militar obrigatório Imagem: Arte UOL
do UOL

Camila Monteiro

Colaboração para Splash

12/08/2024 19h00

Nesta segunda-feira (12), as carats, fãs do grupo Seventeen, receberam a notícia inevitável mas bastante temida: o alistamento do Jeonghan, primeiro membro do grupo que irá servir. Nascido em 1995, o artista já está na idade-limite, que é por volta dos 30 anos.

Seungcheol, o S-coups, foi dispensado

Líder e integrante mais velho do grupo, S-coups, também nascido em 1995 não passará pelo serviço militar por conta da sua lesão no joelho. Em março, a Pledis anunciou a isenção do rapper, que, no Sistema de Recrutamento, atingiu grau 5, sem obrigação de servir em tempos de paz. Com uma ruptura no ligamento cruzado do joelho esquerdo, ele ficou um longo período afastado e sem participar das atividades do grupo.

Joshua, também nascido em 1995, é um dos três integrantes do grupo que não precisará servir por ser estrangeiro. O vocalista nasceu em Los Angeles.

'96 line' deve ir em breve

Quem também está chegando próximo da idade limite e deve se juntar a Jeonghan são os integrantes nascidos em 1996: Hoshi (junho), Wonwoo (julho) e Woozi (novembro). Assim, todos os times do grupo terão um desfalque, já que cada um deles pertence a uma unit diferente (performance, hip hop e vocal, respectivamente).

Jun, o mais velho dos nascidos em 1996, não precisa servir pois nasceu na China. No entanto, o cantor não participará das atividades do grupo no segundo semestre pois focará em sua carreira de ator no país. Jun atua desde criança e em 2021 fez o ótimo drama "Exclusive Fairytale", disponível no Viki.

Maknaes devem ir a partir de 2025/2026

Nascidos entre 1997 e 1999, os mais novos do grupo não precisam servir imediatamente. Embora seja comum servir cedo por lá, a realidade é bem diferente no contexto dos idols.

Mingyu e DK, parte da "97 line", precisarão servir, diferentemente de Minghao (também de 97). Assim como Jun, Minghao nasceu na China e não possui obrigações com o país.

Vernon, nascido em 1998, nasceu em Nova Iorque mas, por ter dupla cidadania, tudo indica que ele não será isento e precisará cumprir o serviço obrigatório. O mesmo vale para Seungkwan (1998) e Dino (1999), o mais novo dos treze, com apenas 25 anos.

As dúvidas na pausa

É muito comum existir discussões nos fandoms de grupos extremamente populares como Seventeen sobre qual será a estratégia adotada pela empresa e artistas em relação ao alistamento. Vão todos juntos? Por units? Por afinidade? E apesar de não termos respostas exatas, a parte financeira deve pesar muito nessa decisão.

Embora seja possível lançar discos solo e conteúdo de units gravados antes, turnês mundiais e shows em festivais entram em hiato, o que mexe muito com o faturamento das empresas. Seventeen é um dos maiores grupos de k-pop no Japão, por exemplo, segundo maior mercado do mundo. Talvez, por essa razão, eles estejam fazendo tantos shows por lá, para garantir um retorno alto, antes de um período de pausa.

A expectativa das fãs, caso o grupo se aliste aos poucos, é que todos consigam se reunir novamente, com o famoso OT13, por volta de 2030. Fighting, carats!

Entretenimento