Topo
Entretenimento

Lembra de 'Pecado Rasgado'? Novela de Silvio de Abreu chega ao Globoplay

Teca (Aracy Balabanian) em "Pecado Rasgado" - Acervo/Globo
Teca (Aracy Balabanian) em 'Pecado Rasgado' Imagem: Acervo/Globo
do UOL

Bruno Silvano

Colaboração para Splash, em São Paulo

11/08/2024 05h30

Na segunda-feira (12), o Projeto Resgate do Globoplay traz para o catálogo do serviço de streaming "Pecado Rasgado", primeiro novela do autor Silvio de Abreu na Globo.

Qual é a história de 'Pecado Rasgado'?

A novela, exibida originalmente em 1978 no horário das 7, tem como protagonista Renato (Juca de Oliveira), viúvo que se divide entre Rio de Janeiro e São Paulo. Na Cidade Maravilhosa ela administra a joalheria da família da falecida esposa e na capital paulista visita com frequência a filha Cris (Nádia Lippi).

A jovem mora com a tia Estela (Renée de Vielmond) desde a morte da mãe. A mulher nutre em segredo um amor não correspondido pelo cunhado.

Renato se apaixona por Teca (Aracy Balabanian), psicóloga de sua filha. Quando isso acontece, o casal terá que enfrentar a fúria de Estela que não deixará Renato e Teca terem paz e usa até mesmo a sobrinha em seus planos maquiavélicos.

Renato (Juca de Oliveira) e Estela (Renée de Vielmond) em 'Pecado Rasgado' - Acervo/Globo - Acervo/Globo
Renato (Juca de Oliveira) e Estela (Renée de Vielmond) em 'Pecado Rasgado'
Imagem: Acervo/Globo

Briga nos bastidores

Após escrever a primeira versão de "Éramos Seis" na TV Tupi, Silvio de Abreu foi contratado pela Globo e escreveu "Pecado Rasgado". Em entrevista ao podcast Vem Pod Chegar, o autor contou que ficou traumatizado após a primeira experiência na emissora e pediu demissão. Ele só aceitou retornar em 1980 a pedido de Cassiano Gabus Mendes, que ficou doente e recomendou Silvio para substituí-lo como autor em "Plumas e Paetês" (Globo).

O grande motivo do descontentamento de Silvio de Abreu foi as desavenças com Régis Cardoso, o diretor de "Pecado Rasgado". No podcast Vem Pod Chegar, ele contou que Régis estava acostumado a uma narrativa que privilegiava o diálogo, enquanto sua proposta era de uma trama dinâmica, com ação e mais gravações externas.

Ao livro A Seguir Cenas do Próximo Capítulo", Silvio chegou a afirmar que o diretor colocou o elenco contra ele. "Além de ficar contra o texto, também fez com que os atores tivessem a mesma opinião", disse o roteirista.

Régis Cardoso não ficou até o fim da novela. Em seu livro, chamado "No Princípio Era o Som", o diretor contou sobre a experiência com 'Pecado Rasgado": "O elenco se rebelou, veio falar comigo e eu fiz ver a eles que toda a culpa daquela improvisação era do atraso da entrega dos capítulos. Eles, então liderados pelo Rogério Fróes, fizeram um abaixo-assinado e enviaram para o então diretor do departamento de novelas. [?] Ele me pediu que fizesse um memorando relatando o acontecido. Fiz e recebi de volta uma acusação de Silvio de que ele escrevia uma novela cômica e eu a teria transformado num drama. Imaginem vocês!".

'Pecado Rasgado' no Globoplay

Teca (Aracy Balabanian) em 'Pecado Rasgado' - Divulgação/Globo - Divulgação/Globo
Teca (Aracy Balabanian) em 'Pecado Rasgado'
Imagem: Divulgação/Globo

A novela de Silvio de Abreu chega no dia 12 de agosto na plataforma de streaming da Globo. A trama chega através do Projeto Resgate, que traz de volta obras que estão completas ou quase na íntegra.

"Pecado Rasgado" foi reprisada apenas uma vez. Além da exibição original, a novela foi exibida no Vale a Pena Ver de Novo em 1983.

Entretenimento