Topo
Entretenimento

Criado por matemático, livro 'diferentão' é sucesso e promete te confundir

G. T. Karber é a mente responsável pelo sucesso "Murdle"  - Divulgação/ Instrínseca
G. T. Karber é a mente responsável pelo sucesso 'Murdle' Imagem: Divulgação/ Instrínseca
do UOL

De Splash, em São Paulo

10/08/2024 05h30

"Murdle - Volume 1" é um livro que promete te surpreender. Inspirado no jogo online de mesmo nome, a obra é um quebra-cabeça que se tornou um fenômeno editorial. A proposta é adivinhar quem, onde, como e o porquê de um determinado assassinato. No Brasil, ele é publicado pela Intrínseca.

Com diferentes graus de dificuldade, que vão do básico ao impossível, os casos podem ser resolvidos separadamente ou em sequência. Se o leitor optar pela segunda opção, uma narrativa vai sendo construída até formar uma história de suspense. Cada homicídio tem um segredo a ser desvendado após a elucidação do caso e o livro contém uma mensagem que só pode ser decifrada após a solução de todos os enigmas.

A mente criadora de "Murdle" é G.T. Karber, um americano formado em Matemática, que começou a criar mistérios para serem resolvidos por seus amigos. "Sempre adorei escrever e fazer jogos. Escrevi meu primeiro mistério quando tinha 9 ou 10 anos, sobre um jovem detetive precoce. Acho que crimes e mistérios sempre fizeram parte da minha vida", conta em entrevista a Splash.

O interesse por crimes e investigações veio de família: sua mãe era juíza, seu pai era advogado de direitos civis, e seu avô materno era agente do FBI. "Gosto de pensar que aprendi muito com ele".

Com o sucesso do site, que atualizava diariamente com novos desafios, Kraber teve apenas cem dias para criar um livro baseado nele. "Foi difícil porque foi muito rápido. Acredito que tive cerca de cem dias para escrever o primeiro livro, e foi basicamente tudo que fiz nesses cem dias."

Inspirado pelos autores Agatha Christie, John Dickson Carr e Umberto Eco, o escritor também usa a sua base matemática no processo de criação dos desafios - tanto do site, quanto do livro. "Adoro matemática porque adoro a criatividade envolvida na busca de significado no labirinto de números."

Acho que uma boa revelação de mistério é muito parecida com uma boa prova matemática: você mostra como todas as peças se encaixam de uma forma única que revela algo novo sobre o mundo.

Capa de 'Murdle - Volume 1' - Divulgação/ Instrínseca - Divulgação/ Instrínseca
Capa de 'Murdle - Volume 1'
Imagem: Divulgação/ Instrínseca

Karber acredita que o estudo de números pode ajudar as pessoas a exercerem mais a criatividade. "Se você quer ser mais criativo, estudar matemática é uma das melhores coisas que você pode fazer. Você pode pensar que a matemática ajudaria você a programar um computador, e provavelmente ajuda, mas realmente acho que ajuda você a ser criativo!"

Com o lançamento brasileiro de "Murdle - Volume 2" marcado para novembro deste ano, o autor está bastante empolgado com a possibilidade de chegar a diferentes lugares do mundo. "É maravilhoso pensar que meu livro se conecta com diferentes pessoas. Espero que eu possa visitar o Brasil para divulgá-lo."

Por fim, G.T. Karber deixa outro mistério no ar: uma adaptação para audiovisual. "Estou trabalhando ao máximo para uma adaptação acontecer, mas ainda não posso compartilhar nada. [Mas não poder compartilhar nada é uma boa notícia, certo?] Um jogo de tabuleiro será lançado em breve e faremos um quebra-cabeça no início do próximo ano. Além disso, há o 'Murdle Jr', a série derivada para crianças, que será lançada nos EUA neste outono [e espero que no Brasil logo depois!]", encerra.

Ao comprar pelos nossos links, ganhamos uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. O UOL não é dono nem participa da comercialização dos produtos oferecidos neste conteúdo. Dessa forma, não nos responsabilizamos pelos itens anunciados.

Entretenimento