Topo
Entretenimento

Jornal Nacional homenageia vítimas do acidente fatal de avião em SP

Renata Vasconcellos leu nota de pesar do Jornal Nacional pelas vítimas do acidente aéreo em Vinhedo - Reprodução/Globo
Renata Vasconcellos leu nota de pesar do Jornal Nacional pelas vítimas do acidente aéreo em Vinhedo Imagem: Reprodução/Globo
do UOL

Colaboração para Splash, em São Paulo

09/08/2024 22h24

O Jornal Nacional homenageou as 61 vítimas do acidental fatal de avião, ocorrido nesta sexta-feira (9), em Vinhedo (SP).

O que aconteceu

O telejornal de maior audiência do país exibiu os nomes das vítimas no fechamento da edição de hoje. Âncora do noticioso, Renata Vasconcellos também expressou pesar da Globo pelas vidas perdidas e pelos familiares dos mortos.

"O jornalismo da Globo manifesta solidariedade com todas as famílias feridas por essa tragédia", declarou Vasconcellos.

Avião transportava 61 pessoas entre passageiros e tripulantes, mas ninguém sobreviveu. Entre as vítimas, estão ao menos quatro médicos, um ex-secretário do estado do Paraná, professores e uma criança de 4 anos.

Corpos das vítimas serão levados para o IML (Instituto Médico Legal) de São Paulo após perícia no local da queda. Em entrevista à imprensa, o secretário de segurança pública de São Paulo, Guilherme Derrite disse que o deslocamento será realizado com apoio e escolta da Polícia Rodoviária Estadual. O deslocamento para a capital ocorrerá porque, segundo o secretário, há "setores que vão atender melhor o caso do que o IML de Campinas", com serviços de antropologia e odontologia legal, entre outros.

Avião saiu de Cascavel (PR) com destino a Guarulhos (SP). A decolagem da aeronave ocorreu às 11h50 e a previsão de aterrissagem era às 13h45.

Aeronave do modelo ATR-72 pertencia à Voepass Linhas Aéreas. Em nota, a companhia disse ter acionado todos os meios para apoiar os envolvidos e que "não há confirmação de como ocorreu o acidente". O avião decolou "sem nenhuma restrição operacional, com todos os seus sistemas aptos para a realização do voo", acrescentou.

Entenda o acidente

Aeronave despencou quase quatro mil metros em dois minutos. O registro de voo do Flight Radar mostra que o avião estava a 17 mil pés de altitude às 13h20 e a 4 mil pés às 13h22, quando o sinal de GPS foi perdido pela plataforma. Pelo registro, é possível ver que a aeronave caiu perto do destino.

Vídeo mostra momento da queda. Nas imagens, gravadas por moradores da região do Distrito Industrial, é possível ver a aeronave despencando. A queda ocorreu na rua João Edueta, segundo o Corpo de Bombeiros.

Fabricado em 2010, o avião estava com situação regular na Anac. Em nota, a agência afirmou que monitora a prestação de atendimento às vítimas e aos familiares.

Familiares podem contatar Voepass pelo telefone

Familiares de passageiros podem contatar companhia aérea por telefone. Em nota, a Voepass disponibilizou o número 0800 9419712 para dar informações a parentes de passageiros ou colaboradores. O serviço funciona ininterruptamente, segundo a companhia.

Gabinete de crise foi montado no Aeroporto de Guarulhos. Em nota, a Polícia Federal informou que foi acionada para ocorrência e disse que agentes estão no local do acidente.

Aeroporto de Cascavel está em contato com famílias das vítimas. Em nota, o Aeroporto Regional de Cascavel informou que a Voepass é o único órgão que tem informações oficiais sobre o caso.

Entretenimento