Topo
Entretenimento

Inspirada em Kendrick Lamar e gospel, Hanifah é destaque do R&B paulistano

A cantora brasileira de R&B Hanifah, que lança música e vídeo - Divulgação
A cantora brasileira de R&B Hanifah, que lança música e vídeo Imagem: Divulgação
do UOL

Tarso Oliveira

Colaboração para Splash, em São Paulo

10/07/2024 04h00

O single "A Faca e o Beijo" é o mais recente lançamento da cantora e compositora Hanifah, com a produção do músico e produtor Jun Alcan. Nascida e criada na zona norte de São Paulo, Hanifah já possui dois EPs lançados, um álbum e diversas colaborações com outros artistas da cena do R&B e do rap brasileiro.

A artista explica, com exclusividade a Splash, que o single é um capítulo marcante na sua carreira, pois mostra uma maturidade maior artística e uma nova fase de explorar, de fato, o ofício de trabalhar com música.

Sendo oriunda de uma família de grandes músicos, como o seu pai, DJ KL Jay, que é integrante do maior grupo do rap nacional de todos os tempos, Racionais MC's, Hanifah respira e vive arte desde o berço.

Mas, como todo indivíduo constrói visão e vivências próprias, a artista, ao longo do tempo, criou o seu modo particular de enxergar e viver a arte. Representando na prática o significado do seu nome (Hanifah significa "a verdadeira nascida na terça-feira").

O single "A Faca e o Beijo" é um grande exemplo dessa autenticidade. Taurina nascida nos anos 1990, ela mostrou o quanto suas referências musicais transpassam sobre sua família, principalmente sobre a figura do seu pai, mas que, artisticamente, a "verdadeira" tem algo a dizer ao público!

"Hoje eu vejo que esse nome é uma oportunidade de eu mostrar a minha verdade. Esse nome Hanifah Adowa é muito especial não só por ele ser diferente, mas também por ter toda essa ancestralidade e carregar um significado muito forte! Quando eu penso no meu nome, eu penso que todo dia eu tenho chance de provar essa minha verdade para mim e para as pessoas. Hanifah

No começo dos anos 2000, sua mãe a levava aos cultos evangélicos na igreja Poder do Alto, no bairro do Tucuruvi, na zona norte de São Paulo. Ali ela descobre o seu canto se apaixonando pelas divas da música gospel que mostravam grande potência vocal.

A cantora diz que, apesar da influência do pai, quem realmente fez com que ela começasse a cantar foi a mãe. Pois ela a presenteava com CDs, e Hanifah, ainda criança, ficava horas lendo os encartes, apreciando capas de discos e aprendendo as letras das músicas para que depois pudesse cantar no culto de domingo. Atualmente, ela enxerga a música gospel como uma das suas principais referências musicais.

Eu sinto que, se eu não tivesse começado a cantar na igreja, se eu não tivesse ouvido muita música gospel, eu não me encontraria hoje como artista e cantora! A arte pra mim nasce da atenção, e eu comecei a me ver como cantora quando comecei a prestar atenção ao que eu ouvia, artisticamente, ao meu redor! Hanifah

Durante sua trajetória, a cantora lançou o álbum "Emunah", em 2019, que fez muito barulho nas ruas com as faixas "Sempre no Corre" e "Pra Mim", duas músicas que já mostravam seu contato inerente com o R&B, junto com letras contando em sua plenitude o que ela estava vivendo. Esse disco chamou bastante atenção de DJs e produtores musicais pelo seu cantar diferente, doce e impactante.

Mas foi o single "Só Eu Sei", de 2023, que trouxe um impacto maior na sua carreira independente. Ele já ultrapassa mais de 7k players nas plataformas digitais, sendo a sua música mais ouvida até então. O sucesso do single e da trajetória também reflete muito nos rolês, principalmente na cidade intensa de São Paulo.

Hanifah é considerada como uma das grandes representantes do R&B brasileiro. Ela foi até convidada a participar de um projeto do músico DJ Nyack, chamado "Radio Gatilho FM". O evento tem como proposta apresentar músicas e artistas da cena do R&B nacional. Mostrando que o R&B não é um estilo exclusivo dos EUA...

Assista a trecho da apresentação na 'Radio Gatilho FM'

Falar de música brasileira também é falar de R&B. Eu acredito que a cena existe, mas ela é mal compreendida pelo público por achar que o R&B é somente estadunidense. A cena do R&B é profundamente rica e tem artistas incríveis mostrando o seu trabalho. DJ Nyack é uma pessoa muito importante na minha carreira por acompanhar a minha trajetória desde muito nova sendo amigo do meu irmão mais velho, DJ Will. O projeto 'Rádio Gatilho FM' é uma representação de que existe sim uma cena de R&B no Brasil, e que ela precisa ser vista! É uma honra estar participando desse projeto! Hanifah

Tanto o videoclipe quanto a capa do single "A Faca e o Beijo" tiveram a inspiração do artista Kendrick Lamar, principalmente na música "LOVE.", que é uma das faixas de grande sucesso do disco "DAMN". A artista resolveu trazer cenas e cenários que são rotineiros em sua vida para mostrar que existe arte e beleza na simplicidade da vida.

O meu intuito foi mostrar literalmente o meu lifestyle. E o quanto isso reflete também na minha música. Inspirado no que é feito lá fora, resolvi enaltecer que falar de amor também pode ser simples mesmo sendo um sentimento tão complexo! Hanifah

Em sua parceria com o produtor e compositor Jun Alcan, a cantora trabalhou muito na composição do single, buscando encontrar a simplicidade da letra, que fizesse com que ela se sentisse à vontade cantando e passando sua mensagem.

hanifah - Divugação - Divugação
Hanifah mostra em foto parte das referências que estão em suas músicas
Imagem: Divugação

Jun Alcan, sendo produtor formado em música e com grande conhecimento teórico, ajudou a cantora a desenvolver o single do zero. Mostrando que essa parceria tem tudo para desenvolver mais trabalhos dentro da cena. Fora a admiração que o produtor tem pelo trabalho da cantora. Durante seis meses, os artistas se reuniram em sessões de estúdios entre estudos, gravações e composições para encontrar a melhor forma de colocar na rua esse trampo.

Essa canção foi a mais difícil que fiz na minha vida. Buscar essa simplicidade na letra não é algo tão fácil assim. E o Jun Alcan foi peça fundamental nesse processo de seis meses de produção dessa faixa. Ele me deu aula de teoria musical, me incentivou a tocar um instrumento para melhorar o meu canto e ajudou a criar a faixa do zero! Hanifah

Veja: Hanifah - 'A Faca e o Beijo'

Veja Kendrick Lamar - "LOVE." (ft. Zacari)

Além de viver a profissão de cantora, Hanifah também é formada e atua na área de publicidade e fashion business. A artista cita que o amor pela moda veio da cultura hip hop e dos artistas dentro de rap.

Se eu não tivesse me formado em moda, eu não teria tanta segurança em mostrar quem eu sou. Porque a música e a moda sempre andaram juntas, principalmente na música rap. Por isso acredito que a moda também é uma forma de você mostrar quem você é dentro da sociedade! Hanifah

Entretenimento