Topo
Entretenimento

Sindicato dos artistas processa Globo e Record por pagamento de reprises

Vale a Pena Ver de Novo reprisa novelas  - Globo
Vale a Pena Ver de Novo reprisa novelas Imagem: Globo
do UOL

De Splash, em São Paulo

10/07/2024 14h53Atualizada em 11/07/2024 07h31

O SATED-RJ (Sindicato dos Artistas e Técnicos do Entretenimento do Rio de Janeiro) está processando a TV Globo e a Rede Record pelo direito de recebimento de reprise das novelas. A informação foi confirmada a Splash pelo presidente do Sindicato.

O que aconteceu

Sindicato entrou com ação após reclamação pública dos atores. "As emissoras ganham muito dinheiro com reexibição em vários horários e não repassam para os atores o direito autoral", disse Hugo Gross, presidente do SATED-RJ.

Presidente do órgão diz que, além do não pagamento pelas reprises, a Record trata mal figurantes. No ano passado, atores da figuração reclamaram, em mensagens a que Splash teve acesso, de condições relacionadas à alimentação, ambiente em que trabalhavam e cachê abaixo do ideal.

Gross revela que Sindicato recebe denúncias de artistas renomados. "Mas a gente tem que preservá-los, porque senão eles sofrem também retaliações e perseguições. A TV Globo é uma empresa que persegue o ator, o artista. Eu mesmo sou perseguido lá".

O presidente ainda lamentou a suposta contratação de pessoas sem registro (DRT), se referindo a influencers atuando em produções da TV.

A Globo disse "efetuar todos os pagamentos referentes aos direitos autorais e conexos devidos" a autores, diretores e atores, em obras reexibidas na TV Globo ou exibidas nos canais pagos e no Globoplay, segundo "os contratos celebrados com cada um".

Splash também entrou em contato com a Record em busca de posicionamento e aguarda. O texto será atualizado assim que houver resposta.

"Direito Autoral Não É Favor"

Tuca Andrada publicou o print de um suposto comentário de Mateus Solano em uma publicação do Canal Viva no Instagram.

No post, que anunciava a reprise de "Viver a Vida", Solano teria cobrado: "Quanto será que o Canal Viva vai faturar? E nós, intérpretes?" A publicação não está disponível atualmente.

Tuca corroborou com a opinião de Solano. "Post bom de ser compartilhado pelos coleguinhas de trampo".

Sergio Marone também fez a mesma cobrança com a hashtag Direito de Autor Não É Favor. "Quanto será que os atores vão ganhar com essa reexibição? Porque o Canal Viva vai faturar bastante..."

1 - Reprodução/Instagram/@canalviva - Reprodução/Instagram/@canalviva
Comentário de Sérgio Marone
Imagem: Reprodução/Instagram/@canalviva

Uma pessoa questionou nos comentários se os atores recebem por direito de imagem quando uma novela é reprisada. A atriz Silvia Buarque respondeu que pelas reprises do Viva, não. "Recebemos no Vale a Pena Ver de Novo'. Em vendas internacionais uma miséria. Miséria mesmo, tipo R$ 30. No Viva nada".

2 - Reprodução/Instagram/@tucaandradaoficial - Reprodução/Instagram/@tucaandradaoficial
Comentários de Silvia Buarque e Tuca Andrada
Imagem: Reprodução/Instagram/@tucaandradaoficial

Splash entrou em contato com a Globo, que mandou o seguinte posicionamento.

A Globo efetua todos os pagamentos referentes aos direitos autorais e conexos devidos a autores, diretores e atores, em obras reexibidas na TV Globo ou exibidas nos canais pagos e no Globoplay, de acordo com os contratos celebrados com cada um, reconhecendo a importância da preservação dos direitos de propriedade intelectual, dos quais é uma grande defensora.

Entretenimento