Topo
Entretenimento

Melhore seus comandos no ChatGPT: 10 dicas para fazer prompts melhores

do UOL

Colaboração para Tilt, do Rio de Janeiro

09/07/2024 15h17

Existem formas mais e menos eficazes de usar a inteligência artificial e, muitas vezes, os usuários não sabem exatamente como elaborar um comando eficiente na plataforma da OpenAI.

Pensando nisso, pesquisadores de diversas universidades, como a Singapore Management University (Cingapura) e a Southwest Jiaotong University (China), criaram um estudo com orientações científicas para obter melhores resultados.

Aplicar essas dicas pode ajudar modelos de linguagem como o ChatGPT, Claude e Gemini a resolver tarefas complexas de forma mais eficiente. Veja abaixo as recomendações principais.

Divida em etapas

Comece organizando a tarefa em passos menores, assim como faria ao orientar um novo funcionário da empresa. Resolva cada etapa individualmente para facilitar a compreensão e a execução pelo ChatGPT.Inclua no seu comando: "Primeiro, vamos entender o problema e criar um plano para resolvê-lo passo a passo."

Detalhe as instruções

Evite ser vago. Dê instruções claras, como "identifique os números importantes neste documento" e "realize os cálculos necessários para obter o resultado", para evitar erros e melhorar as respostas. Adicione orientações específicas como: "Extraia as variáveis relevantes" e explique a importância delas.

Atenção aos cálculos

Indique ao ChatGPT para focar nos cálculos, especialmente em análises de dados ou problemas matemáticos, para garantir maior precisão e menos erros. Ao escrever, explique pontos bem específicos:: "Preste atenção aos cálculos e garanta a precisão deles."

Inclua todas as etapas

Comandos longos e desorganizados podem confundir a plataforma. Certifique-se de que todas as etapas necessárias para resolver o problema estejam no texto para evitar que partes importantes sejam ignoradas. Instrua o ChatGPT a: "Incluir todas as etapas necessárias no processo de raciocínio."

Combine estratégias

Use uma combinação das abordagens "planejar e resolver" e "passo a passo" para obter resultados mais eficazes.
Inclua no seu prompt: "Crie um plano e, em seguida, pense na solução passo a passo."

Use linguagem clara

Uma linguagem simples e direta nos comandos ajuda a evitar mal-entendidos e a obter respostas mais precisas. Peça à ferramenta para explicar a solução de forma clara. Diga: "Explique a solução em termos compreensíveis e simples."

Solicite a resposta final

Depois de receber uma resposta detalhada, peça ao ChatGPT para fornecer uma conclusão clara e precisa. Use a linha: "Conclua seu texto com 'Portanto, a resposta é (número/resposta).'"

Verifique a consistência

Peça ao ChatGPT para gerar várias respostas e escolha a mais comum para aumentar a confiabilidade do resultado. Adicione: "Gere várias soluções e escolha a mais frequente como a resposta."

Dê mais instruções

Para problemas complexos, forneça instruções detalhadas para guiar e melhorar a qualidade das respostas. Inclua frases como: "Siga instruções detalhadas para extrair variáveis, calcular resultados e resolver o problema."

Utilize benchmarks

Peça que o ChatGPT compare suas respostas com benchmarks da indústria e conjuntos de dados padrão para garantir maior confiabilidade.

Entretenimento