Topo
Entretenimento

Rei Charles recebe imperador japonês Naruhito para visita de Estado

25/06/2024 11h36

LONDRES (Reuters) - O rei Charles e a rainha Camilla, do Reino Unido, deram as boas-vindas ao imperador Naruhito, do Japão, e sua esposa em Londres na terça-feira, marcando o início de uma visita de Estado de três dias que inclui um desfile militar, uma procissão de carruagens e um banquete de Estado.

O filho de Charles e herdeiro do trono, príncipe William, viajou mais cedo para o hotel onde o imperador de 64 anos e a imperatriz Masako estão hospedados, antes que o trio chegasse para uma recepção cerimonial na Horse Guards Parade na terça-feira.

Os dois chefes de Estado inspecionaram a Guarda de Honra enquanto as fileiras de soldados permaneciam em seus tradicionais uniformes escarlates e chapéus pretos de pele de urso no calor do verão.

Em seguida, eles seguiram para o Palácio de Buckingham em uma carruagem dourada conduzida por cavalos.

A viagem do imperador busca celebrar e aprofundar os laços militares, culturais e científicos entre os dois países, e foi adiada de 2020 devido à pandemia.

Agora, ela está ocorrendo no período que antecede as eleições no Reino Unido em 4 de julho, o que significa que alguns dos elementos políticos habituais estarão ausentes.

Não haverá reunião em Downing Street entre o imperador e o primeiro-ministro britânico Rishi Sunak, embora Sunak e o líder da oposição Kier Starmer participem do banquete de Estado no Palácio de Buckingham na noite de terça-feira.

A visita acontece em um momento difícil para a monarquia britânica, depois que Charles, de 75 anos, foi diagnosticado com câncer no início deste ano, e enquanto a esposa de William, Catherine, passa por um tratamento preventivo de quimioterapia contra o câncer.

Em outro contratempo, a princesa Anne, irmã mais nova de Charles, sofreu um ferimento na cabeça no domingo, após um incidente que se acredita ter envolvido um cavalo. Embora se espere que ela se recupere totalmente, ela faltaria ao banquete de Estado.

(Reportagem de Sarah Young)

Entretenimento