Topo
Entretenimento

De obstetra a sexóloga, saiba todas as profissionais que ajudam na gravidez

Buscar bons especialistas para acompanhar a gravidez está entre as prioridades das futuras mães - iStock
Buscar bons especialistas para acompanhar a gravidez está entre as prioridades das futuras mães Imagem: iStock
do UOL

Beatriz Zogaib

24/06/2024 04h00

Universa lançou Materna, uma newsletter para falar de tudo o que importa durante a gravidez: grana, sexo, bem-estar, carreira. As gestantes se inscrevem e recebem conteúdos de acordo com a semana de gravidez que estiverem, da primeira à 40ª. Quer participar? Diga em qual semana da gestação está e inscreva-se no box abaixo.

Cadastrando seu email no box a newsletter já chega na sua caixa de entrada. Se não chegar, cheque o Spam para garantir a entrega.

Conheça os conteúdos exclusivos de Materna com acesso ilimitado.

Durante a criação do conteúdo de Materna, descobrimos que basta passar pela cabeça a possibilidade de ter filhos e as buscas on-line se tornam a segunda casa da mulher. Redes sociais, aplicativos, sites, vídeos, grupos de mães figuram entre as fontes de conhecimento mais usadas, atrás apenas de médicos/profissionais de saúde e amigos/familiares - que ocupam o primeiro e segundo lugar respectivamente.

É o que mostrou a pesquisa feita por Universa, chamada de "Estudo Materna: o que pensam e querem as mães", realizada em dezembro de 2023 com mil mulheres, com a metodologia de Mind Miners, plataforma especializada em Consumer Insights.

Nada melhor, portanto, do que reunir grandes nomes desse universo para não apenas responderem às principais questões de gestantes e mães, mas especialmente para falar o que ninguém fala. Ménage na gravidez pode? E se a gestante não estiver feliz vendo a barriga crescer? A acupuntura ajuda a amenizar enjoos? Esse é só o começo. Listamos todas as profissionais consultadas durante a criação de Materna e te deixamos com a dica de quem procurar quando precisar de ajuda.

Profissionais que estão em Materna e podem te acompanhar na gestação:

Andrea Menezes Gonçalves
Obstetra, mestre em saúde maternoinfantil pela UFF, que atua com ginecologia integral e gestou aos 40 anos. Atua no Rio de Janeiro e em São Paulo, com ênfase em saúde integral da mulher.

Denise Theodosio
Ginecologista obstetra, expert em medicina fetal, formada pela Faculdade de Medicina do ABC. Referência em parto vaginal pós-cesárea, é especialista em gestação de alto risco, atendendo em São Paulo.

Ana Paula Junqueira
Ginecologista, obstetra, terapeuta sexual. Vice-presidente da Associação Brasileira dos Profissionais de Saúde, Educação e Terapia Sexual (Abrasex), é facilitadora de meditação, tem foco em medicina integrativa, e atua em São Paulo.

Julia Freitas
Ginecologista e obstetra, pós-graduada em medicina fetal e mestre em saúde da mulher pela Fiocruz. Especialista em pré-natal de alto risco e parto humanizado, atende no Rio de Janeiro.

Daniela Bicalho
Nutricionista, doutora em nutrição pela USP, especialista na área materno-infantil. Atua em SP e é pesquisadora do Programa Nacional de Alimentação Escolar.

Elaine Pádua
Nutricionista, mestre pela Unifesp, especialista em grávidas e em nutrição gentil. Autora do livro "O Que Tem no Prato da Grávida", atua em São Paulo e também por teleconsulta.

Marina Berti Yunes
Fisioterapeuta dermatofuncional, especialista em tratamentos estéticos e cuidados intraoperatórios pela Unifesp, com destaque para o taping, que pode ser usado no pós-parto. É fundadora e CEO do IMBY, clínica multiprofissional em São Paulo, focada em bem estar, estética e saúde.

Carla Campos
Fisioterapeuta pélvica, doutora pela USP e professora. Com atendimentos em São Paulo e Piracicaba (SP), tem como um dos focos de trabalho o fortalecimento dos músculos do assoalho pélvico.

Luciane Angelo
Sexóloga, tem como uma das frentes orientar gestantes sobre pompoarismo e outras técnicas benéficas ao período da gestação, bem como sobre o uso consciente de sex toys e o cuidado no relacionamento com o par.

Paulo Tessarioli
Psicólogo, sexólogo, especialista em terapia sexual, atende especialmente mulheres e casais grávidos. Presidente da Associação Brasileira dos Profissionais de Saúde, Educação e Terapia Sexual (Abrasex).

Geisa Costa
Dermatologista pela PUC Campinas, com dissertação de mestrado focada em mulheres grávidas. É diretora clínica e fundadora do Art Beauty Center e atua em São Paulo e Uberaba (MG).

Roseli Siqueira
Cosmetóloga, especialista em produtos e tratamentos naturais. Tem uma linha de produtos biotecnológicos e atende suas pacientes, entre elas famosas como a modelo e apresentadora Isabela Fiorentino, em sua clínica em São Paulo.

Maya Eigenmann
Neuropedagoga, educadora parental e escritora. É autora de livros de educação positiva, criadora da Escola de Educação Positiva e uma das referências do tema no Brasil.

Michelle Occiuzzi
Terapeuta integrativa, educadora parental, especialista em comportamento materno. Seu trabalho, em Campinas(SP), é focado em mulheres separadas e em famílias mosaico.

Claudia Abdul Ahad Securato
Advogada, mestre em direito pela FGV e especialista na área trabalhista, com foco em igualdade de gênero. É autora do livro "Mulheres no Teletrabalho" e atua na capital de São Paulo.

Adriana R. Strabelli
Advogada, sócia do escritório trabalhista empresarial Alves Strabelli, mestre e especialista em direito do trabalho.

Viviane Bon Campos
Formada em Educação Física, com pós-graduação em Psicomotricidade, é especialista em pré-parto, parto e pós-parto e instrutora GentleBirth. Doula e consultora de amamentação, com atendimentos em São Paulo.

Ana Luiza Zapponi
Enfermeira obstétrica, doutora em enfermagem pela UERJ, com atuação no pré-natal, na consultoria de amamentação e de sono, no nascimento e no pós-parto, para a mulher e família. Atua no Rio de Janeiro.

Daniela Anderson
Pediatra, neonatologista, intensivista infantil, com área de atuação em estudos de cardiopatias congênitas. Doutora pela USP Ribeirão Preto, atua em Campinas (SP) e trabalha com orientação a gestantes.

Titi Vidal
Astróloga, colaboradora do UOL, faz acompanhamentos de pré-natal astrológico, com trânsitos e progressões específicas para grávidas ou mulheres que desejam engravidar.

Patrícia Bressan
Terapeuta perinatal, acompanha gestantes com escuta ativa e protocolos de técnicas corporais, respiração e visualização. Certificada em terapia integrativa materno-infantil e psiquismo materno. Atua em São Paulo.

Cecilia Acioli
Especialista em fotografia de família, gestante, parto, newborn. Traz um olhar diferente para o registro de momentos especiais como o nascimento do bebê, guardando memórias em imagens, no Rio de Janeiro.

Juliana Calheiros
Personal trainer, especialista em treinos femininos em diferentes fases da vida da mulher, atua há anos com grávidas e puérperas. Fundadora da The Woman Gym, em São Paulo.

Cau Saad
Formada em Educação Física, pós-graduada em metodologia do treinamento específico, especialista do movimento. Tem estudos científicos em gestantes e é fundadora do Instituto Cau Saad, em São Paulo.

Natália Castello
Arquiteta e designer de interiores formada pela Belas Artes, especializada em arquitetura infantil, atua em São Paulo.

Tatiana Judice
Organizadora de festas, especialista em eventos, fundadora da B4Group. Atua em São Paulo, no interior e também em outras localidades.

Arielle Rocha Nascimento
Psicóloga, Mestre em Psicologia Institucional pela UFES, especializada em gravidez, parto, puerpério, infertilidade e reprodução assistida. Atua no Espírito Santo.

Maria Silvia Logatti
Psicóloga existencial (PUC-SP), filósofa (USP), mestre em Psicologia clínica (PUC) e doutora em saúde coletiva (Unifesp). Atua em São Paulo.

Dina Prates
Consultora e educadora Financeira, pós-graduanda em Finanças, Investimentos e Banking (PUCRS). Mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, sócia-fundadora do Espaço Interdisciplinar Estrela Preta e da startup de educação financeira Ujamaa Tech.

Rita Monte
Terapeuta somática, fundadora da Escola de Mulheres Criadoras, especialista em lideranças femininas, maternidade, paternidade e carreira. Atua como coach para mulheres e mães em transição de carreira.

Marina Vaz
Empreendedora, mãe de dois, fundadora e CEO da Scooto, central de relacionamento com foco na experiência do cliente. Montou um time 100% feminino em uma startup que foca em inclusão, pertencimento e protagonismo.

Quer ficar por dentro da série de conteúdos do Materna, um hub de conteúdos essenciais e também fora da caixa sobre maternidade? Se inscreva no box que aparece após o primeiro parágrafo desse texto.

Entretenimento