Topo
Entretenimento

Festival de Inverno de Campos do Jordão começa no sábado (29); saiba tudo

O diretor musical e regente titular da Osesp, Thierry Fischer - Hiroyuki Ito/Getty Images
O diretor musical e regente titular da Osesp, Thierry Fischer Imagem: Hiroyuki Ito/Getty Images
do UOL

Colaboração para Splash, no Rio

23/06/2024 04h00

No sábado (29), uma tradição de São Paulo se repete mais uma vez. Quando a Osesp (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo) e seu diretor musical e regente titular, Thierry Fischer, subirem ao palco do Auditório Claudio Santoro, executando obras de Brahms e Villa-Lobos, estará aberto mais um Festival de Inverno de Campos do Jordão.

O maior e mais tradicional evento de música clássica da América Latina, o Festival de Inverno de Campos do Jordão, chega à 54ª edição. Em 2024, serão mais de 60 concertos gratuitos, distribuídos entre a cidade sede do evento, na Serra da Mantiqueira, e a capital paulista. O evento termina em 28/7.

Entre os destaques da programação, há três grupos sinfônicos de fora do Brasil. Fazem parte deles a Orquestra Sinfônica de Ñuble, do Chile (no dia 7/7), a Orquestra Juvenil Nacional do Sodre de Montevidéu, do Uruguai (19/7), e a Sinfônica Nacional da Colômbia (26/7).

A Orquestra Jovem do Estado (Ojesp), com seu regente titular, Cláudio Cruz, está entre as atrações brasileiras. Eles interpretam a "Sinfonia nº 4", da norte-americana Florence Price, uma obra raramente tocada no Brasil (30/6). O festival também traz a Orquestra Experimental de Repertório (OER), dirigida por Wagner Polistchuk (30/6), e a Orquestra Sinfônica da USP (Osusp), regida por seu novo maestro, Tobias Volkmann (5/7).

Orquestra Sinfônica da USP (Osusp) - Cicero Rodrigues/Divulgação - Cicero Rodrigues/Divulgação
O maestro Tobias Volkmann, que assumiu recentemente a regência da Orquestra Sinfônica da USP (Osusp)
Imagem: Cicero Rodrigues/Divulgação

'Coração'

Considerado o "coração" do Festival, o Módulo Pedagógico oferece nesta edição 137 bolsas de estudo integrais a jovens músicos. Eles também se apresentam em diversos concertos em todos os palcos, com três formações: a Orquestra do Festival, a Orquestra Bach e a Camerata; além dos grupos de câmara, que se apresentam na Sala do Coro, da Sala São Paulo, e em espaços da Universidade Presbiteriana Mackenzie, onde se concentram as aulas durante o mês imersivo de estudos.

Música de câmara

A programação dedicada à música de câmara também terá atrações internacionais. Os ingleses do Quarteto Piatti apresentam um programa com música dedicada às Américas, como os quartetos "Americano", de Dvorák, e "Crisantemi", de Giacomo Puccini (12/7); e o conjunto de metais Geneva Brass Quintet, de Genebra, Suíça, mostra programa que será anunciado em breve (9/7).

Prêmios

Outra tradição: ao final do evento há a entrega do Prêmio Eleazar de Carvalho, cujo nome homenageia o maestro criador do Festival de Campos do Jordão. O músico-bolsista de maior destaque do evento recebe uma bolsa de estudos de US$ 1.400 mensais para estudar por um período de até nove meses em uma instituição estrangeira de sua escolha, além de ter cobertas as despesas de translado entre o Brasil e o exterior. A Fundação Osesp ainda poderá premiar outros bolsistas que se destacarem durante as atividades com bolsas na Academia de Música da Osesp.

osesp - Mario Daloia/Divulgação Osesp - Mario Daloia/Divulgação Osesp
Como já é tradição, a Osesp abre o Festival de Inverno de Campos do Jordão
Imagem: Mario Daloia/Divulgação Osesp

A 54ª edição do Festival de Inverno de Campos do Jordão tem o patrocínio de @sabespcia e copatrocínio de @itau, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. O evento tem direção-geral de Marcelo Lopes, coordenação artístico-pedagógica de Fabio Zanon, direção pedagógica de Rogério Zaghi e coordenação de planejamento artístico de Gabriela de Souza. A coordenação de produção executiva e técnica é de Alessandra Cimino.

A programação do 54º Festival é 100% gratuita.A retirada de ingressos acontece online e presencialmente em alguns dos espaços. Veja abaixo:

Festival de Inverno de Campos do Jordão

Sala São Paulo, Auditório Claudio Santoro e Mackenzie

Entrada gratuita. Ingressos podem ser retirados em festivalcamposdojordao.byinti.com/, três dias antes de cada apresentação, às 12h (limitada a quatro por pessoa).

  • Capela do Palácio Boa Vista

Entrada gratuita. Distribuição de ingressos presencial, 1h antes, na entrada da Capela (limitada a dois por pessoa).

Observação: há uma cota de 100 ingressos para serem retirados no dia de cada apresentação na Sala São Paulo e no Auditório Claudio Santoro. Eles estarão disponíveis uma hora antes dos concertos.

Endereços:

  • AUDITÓRIO CLAUDIO SANTORO

Av. Dr. Luís Arrobas Martins, 1.880, Alto da Boa Vista, Campos do Jordão, SP.
Tel. (12) 3662-2334.
Horário de funcionamento: somente em dias de concerto, a partir de 2h30 antes do início da apresentação.

  • PARQUE CAPIVARI
    R. Eng. Diogo José de Carvalho, 1.291, Capivari, Campos do Jordão, SP. Gratuito (entrada livre, sem necessidade de retirada de ingressos).
    Horário de funcionamento: diariamente, das 9h às 20h.
  • PALÁCIO BOA VISTA - CAPELA SÃO PEDRO APÓSTOLO
    Av. Adhemar Pereira de Barros, 3.001, Jardim Dirce, Campos do Jordão, SP.
    Horário de funcionamento: de quarta a domingo, das 10h às 12h e das 14h às 17h.

  • SALA SÃO PAULO - SALA DE CONCERTOS
    Praça Júlio Prestes, 16, Térreo, Campos Elíseos, São Paulo, SP.
    Tel. (11) 3367-9500. 1.484 lugares.
    Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 9h às 18h.

  • SALA SÃO PAULO - SALA DO CORO
    Praça Júlio Prestes, 16, 2º andar, Campos Elíseos, São Paulo, SP.
    Tel. (11) 3367-9500.
    Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 9h às 18h.

  • UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE - AUDITÓRIOS ESCOLA AMERICANA E RUY BARBOSA
    Rua Piauí, 130, Higienópolis, São Paulo, SP.
    Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 9h às 18h.

A programação completa do Festival de Inverno de Campos do Jordão você encontra aqui: www.festivalcamposdojordao.org.br/programacao-completa/

Entretenimento