Topo
Entretenimento

Do diagnóstico à carreira de modelo: quem é jovem que nasceu com 2 vaginas

Anja Christoffersen faz desabafo sobre condição rara - Reprodução/Divulgação
Anja Christoffersen faz desabafo sobre condição rara Imagem: Reprodução/Divulgação
do UOL

De Splash, em São Paulo

22/06/2024 04h00

Anja Christoffersen, 25, contou que nasceu com duas vaginas e sem o ânus. A modelo explicou que passou por mais de 25 cirurgias durante a vida, e, agora, consegue ter dias felizes.

Quem é a modelo

Modelo nasceu com uma malformação conhecida como VACTERL. A anomalia surge ainda durante a formação do feto e pode afetar diversas partes do corpo humano, como vértebras, ânus e coração.

Como fui diagnosticada antes de nascer, tive sorte, pois havia equipes cirúrgicas disponíveis que poderiam operar assim que nasci. Anja, em entrevista ao Daily Mail

Carreira de modelo começou na adolescência, quando ela tinha apenas 16 anos. Um ano antes, porém, Anja foi rejeitada por uma agência devido às cicatrizes deixadas pelas cirurgias que havia realizado até então.

Quando cheguei à adolescência, as coisas se tornaram ainda mais complexas, em vez de mais fáceis. Esse sonho de meu corpo funcionar como o de todo mundo foi destruído.

Ela disputou o Miss Grand Austrália, que é considerado o 3º maior concurso de beleza internacional. A jovem foi a primeira pessoa com deficiência a chegar às etapas nacionais do concurso.

Anja também é escritora, palestrante, empreendedora e ativista dos direitos das pessoas com deficiência. Ela fundou a Champion Health Agency, agência de talentos que representa pessoas com deficiência, doenças crônicas e cuidadores.

A modelo enfrentou dificuldades de saúde em 2017. À época, ela começou a compartilhar a própria história com outras pessoas por meio de grupos de apoio no Facebook. A carreira como palestrante motivacional foi impulsionada na mesma época.

Entretenimento