Topo
Entretenimento

Como conseguir o melhor assento no avião? Veja dicas para viajar sem aperto

O tal assento de ouro para você nem sempre é o mesmo para o seu vizinho -- veja como conseguir o seu maior conforto - RossHelen/Getty Images/iStockphoto
O tal assento de ouro para você nem sempre é o mesmo para o seu vizinho -- veja como conseguir o seu maior conforto Imagem: RossHelen/Getty Images/iStockphoto
do UOL

Colaboração para Nossa

21/06/2024 05h00

Conseguir o melhor lugar no avião pode ser uma questão de se programar para comprar a passagem, fazer a reserva com antecedência e até desembolsar uma taxa para assegurar mais espaço para as pernas, mas não necessariamente: isto porque o tal assento de ouro para você nem sempre é o mesmo para o seu vizinho. Qual é a poltrona mais cobiçada depende do que o passageiro tem em mente para aquela viagem.

Uma lista publicada na última semana pelo jornal britânico The Telegraph elegeu as melhores dicas de especialistas e ferramentas para viajar no melhor cantinho do avião — para você, ao menos. Confira:

Serviço de bordo durante voo - Hispanolistic/Getty Images - Hispanolistic/Getty Images
Imagem: Hispanolistic/Getty Images

Para quem quer o melhor serviço de bordo

Boa educação é chave para conseguir um bom atendimento, já que comissário nenhum apreciará ser mal tratado por passageiro. Portanto, cumprimentar e fazer contato visual com a tripulação ao entrar na aeronave pode ajudar. "Ter alguém que claramente me vê e ignora o meu 'oi' passando por mim é a experiência mais desumana", apontou a comissária da Jet Blue, Amanda Pleva ao site Flyertalk.

Mas o Telegraph garante que as poltronas mais ao fundo da aeronave são ideais para quem prioriza a qualidade do serviço acima de outras comodidades durante o voo. Por quê? Comissários estariam menos propensos a atender a pedidos "extras" (segundo drinque, travesseiro extra) de quem senta à frente, apurou a reportagem, já que eles provocam uma reação em cadeia: quem está atrás acaba "assistindo" e querendo o mesmo.

Para quem prefere a melhor vista durante o voo

Nem sempre voar na janelinha vai garantir a paisagem dos sonhos. Algumas companhias como Ryanair, British Airways e easyJet têm janelas cobertas por painéis de plástico. Portanto anote quais assentos evitar:

Ryanair: 11A, 11F e 12F (nos Boeing 737-800)
Norwegian: 10A, 11A e 11F (737)
American Airlines: 12A e 12F (737)
easyJet: 31A (Airbus A320), 26A e 26F (A319)
British Airways: 70A e 70K (classe econômica do A380), 12A, 12K, 50A, 50K (Club World da mesma aeronave)
Outras aéreas: consulte sites como o Seat Guru ou o próprio site da companhia para checar o mapa de assentos do seu voo.

O lado da aeronave também faz a diferença: quem está sentado do lado esquerdo consegue vistas melhores do letreiro de Hollywood ao aterrissar no aeroporto de Los Angeles (LAX) ou do porto de Sydney (SYD). Por isso, pesquise detalhes da rota e do voo na web se quiser fazer boas fotos antes mesmo de pisar no destino.

passageiro; passageira; dormindo; avião; assentos; fileira - Gilitukha/Getty Images/iStockphoto - Gilitukha/Getty Images/iStockphoto
Imagem: Gilitukha/Getty Images/iStockphoto

Para quem é preocupado com segurança

Uma análise realizada em 2007 pela revista Popular Mechanics de acidentes de avião de 1971 até o início dos anos 2000 concluiu que os assentos do fundo do avião, atrás da ponta da asa, são os mais seguros — os índices de sobrevivência dos passageiros eram de até 69% nesta área, em comparação com 56% na região da asa e 49% nos primeiros assentos do avião.

O tópico é controverso, no entanto. Ao jornal australiano The Sydney Morning Herald, um porta-voz da Boeing disse, em 2013, que "um assento é tão seguro quanto qualquer outro, especialmente se você se mantém com os cintos apertados".

Para quem quer desembarcar rápido

Não adianta se levantar lá do fundão antes mesmo da aterrissagem e esperar que você vá passar na frente dos outros: não, a estratégia para quem quer aproveitar as férias ou a volta para casa rápido é comprar um assento nas primeiras fileiras do avião, no lado esquerdo (bônus se for no corredor) — são eles os primeiros a sair.

viagem; viajante; passageiro; avião; assento; aeronave; voo; bagagem; bagageiro - Creative Credit/Getty Images/iStockphoto - Creative Credit/Getty Images/iStockphoto
Imagem: Creative Credit/Getty Images/iStockphoto

Para quem quer dormir (bem) durante a viagem

Quem tem dificuldade de cair no sono ou quer um descanso de maior qualidade nos céus deve evitar áreas próximas aos motores da aeronave, assentos no corredor e próximos aos banheiros — já que os vizinhos de assentos vão acabar incomodando ao se levantarem tanto para atender às suas necessidades quanto para esticar as pernas ou fazer um pedido aos comissários.

O que sobra? Assentos próximos às janelas e, especialmente, aqueles mais próximos à frente do avião — que tendem a ser mais silenciosos.

Para quem quer comer melhor

De acordo com o professor da Universidade de Oxford Charles Spence, autor de "Gastrophysics: The New Science of Eating", a comida do avião tende a ter um paladar melhor na frente da aeronave, onde o ar é mais úmido. "O ar seco da cabine e o barulho alto dos sons dos motores tendem a contribuir para nossa inabilidade para sentir os sabores e cheiros de comidas e bebidas", explicou ao jornal.

Sentar-se próximo dos pilotos ainda tem uma vantagem extra: você provavelmente será servido primeiro.

viagem; viajante; passageiro; avião; assento; aeronave; voon - dima_sidelnikov/Getty Images/iStockphoto - dima_sidelnikov/Getty Images/iStockphoto
Imagem: dima_sidelnikov/Getty Images/iStockphoto

Para quem não gosta de turbulência

Ninguém, na verdade, gosta de turbulência, mas aqueles passageiros particularmente mais sensíveis devem optar pelos assentos onde ela é sentida de maneira menos intensa: aquelas poltronas no meio do avião, acima das asas, onde haveria mais estabilidade segundo experts consultados pela publicação.

Se você precisa de mais espaço para as pernas

Esta é fácil: assentos próximos às saídas de emergência são famosos por oferecer mais espaços para as pernas, tanto que as companhias aéreas costumam fazer propaganda do fato e até cobrar a mais por eles. O problema é que quem voa nestas poltronas deve estar disposto a ajudar durante uma evacuação de emergência.

Um jeito de conseguir mais espaço e contornar este custo maior — ou a inabilidade de auxiliar em uma situação de risco — é optar pelos assentos do corredor ou aqueles próximos aos anteparos e divisórias do avião, já que estas posições também oferecem um pouquinho mais de espaço para "manobrar" as pernas.

passageiro; passageira; dormindo; avião; assentos; fileira; criança - encrier/Getty Images/iStockphoto - encrier/Getty Images/iStockphoto
Imagem: encrier/Getty Images/iStockphoto

Para quem viaja com crianças

Quem tem pequenos como companhia deve voltar no item acima: procure assentos próximos aos anteparos e corredores, que oferecem não só mais espaço, mas também maior mobilidade para se levantar em caso de ter que ir ao trocador ou lavatório rapidamente.

Aliás, assentos próximos ao banheiros são uma estratégia inteligente para estes passageiros — já que crianças podem espirrar bebida ou comida e são mais sensíveis às mudanças ambientais do trajeto, podendo se sentir mal de uma hora para outra.

Para quem quer "se espalhar"

Voos, especialmente aqueles durante a semana, partem às vezes com assentos vazios — e há maneiras de aumentar suas chances de estar sentado ao lado de uma poltrona desocupada, o que lhe dá mais espaço e conforto durante a viagem.

A estratégia é visitar o balcão de check-in antes do embarque e perguntar se o voo está muito cheio. Caso não esteja, peça educadamente se poderiam fazer a gentileza de colocá-lo ao lado de um assento vazio.

Caso vá fazer o check-in digital, deixe para realizá-lo pouco antes do voo no próprio aeroporto para escolher um assento manualmente e imprimir o bilhete — aumentando as chances de voar sem vizinhos (mas também as chances de imprevistos no processo de embarque, infelizmente).

Quem está viajando a dois pode tentar a sorte e comprar um assento na janela e outro no corredor. Frequentemente, quem viaja sozinho não privilegia o assento do meio. Mas, é claro, imprevistos podem acontecer e a companhia pode lhe dar um companheiro inesperado de viagem para separá-lo do seu amor durante o trajeto.

Entretenimento