Topo
Entretenimento

Fantoches, dublagem e morte: por onde andam atores de 'O Mundo de Beakman'?

Beakman - Divulgação
Beakman Imagem: Divulgação
do UOL

De Splash, em São Paulo

18/06/2024 11h55

A TV Cultura está reprisando o clássico "O Mundo de Beakman", 21 anos depois de o último episódio ter ido ao ar. A transmissão faz parte das comemorações de 55 anos da emissora. O programa foi um sucesso entre 1992 e 1998.

As produções foram digitalizadas e aprimoradas por meio de recursos de inteligência artificial. A TV Cultura recuperou os programas garantindo qualidade de som e imagem compatíveis aos conteúdos gravados em 4K e formato 16:9.

Splash mostra o caminho que cada um dos atores seguiu após o fim do programa.

Beakman (Paul Zaloom)

Ele não é cientista. Ao contrário do que muitos pensam, o ator não tem formação em ciências. Mas ele ainda viaja o mundo com o personagem que lhe deu a fama — no Brasil, esteve na CCXP de 2014. Paul Zaloom não atua na TV ou em cinemas desde 2007. Hoje ele trabalha com fantoches e faz apresentações solo com bonecos e jogos de sombra.

Rato Lester (Mark Ritts)

Morte em 2009. O intérprete do ranzinza Rato Lester, apesar de ter se formado em outra área em Harvard, em literatura inglesa, continuou atuando após o fim das gravações de Beakman. Ele participou de episódios de "Hang Time", do documentário "In Smong and Thunder" e dublou um personagem em "Dante's Inferno". Mark Ritts morreu em 2009, após o diagnóstico de câncer no rim.

Rosie (Alanna Ubach)

Primeira assistente de Beakman. Alanna Ubach foi a assistente do personagem cientista durante a primeira temporada da série. Depois, ela participou dos clássicos "Legalmente Loira" e "Entrando Numa Fria Maior Ainda". Ubach também interpretou uma personagem no drama "O Escândalo". Recentemente, ela ganhou um papel na série "Euphoria", além de "The Flight Attendant" e "Mythic Quest".

Liza (Eliza Schneider)

Seguiu carreira de dubladora. Eliza Schneider foi a assistente de Beakman na segunda e terceira temporada, se consagrando a mais duradoura no papel. No entanto, ela preferiu seguir como dubladora e emprestou sua voz para "South Park" e "Sunjay & Craig", além de participar das franquias "Assassin's Creed" e "World of Warcraft". Com o pseudônimo Blue Girl, Eliza também criou uma carreira musical e um podcast.

Phoebe (Senta Moses)

Última assistente. Já Senta Moses foi a última a interpretar o papel, na quarta temporada da série. Ela já tinha uma carreira consolidada no início da década, com o clássico "Esqueceram de Mim" e "Minha Vida de Cão". Depois de "O Mundo de Beakman", ela deu vida a diretoras de colégio em "Faking It" e "Bella e os Bulldogs".

Entretenimento