Topo
Entretenimento

Jacqueline Laurence, de 'Top Model' e 'Dancin' Days', morre aos 91 no Rio

do UOL

De Splash, em São Paulo

17/06/2024 14h00

Morreu na madrugada desta segunda-feira (17) a atriz e diretora Jacqueline Laurence, aos 91 anos.

O que aconteceu

A causa da morte não foi divulgada. O óbito foi confirmado a Splash pelo Centro de Emergência Regional do Rio de Janeiro, através de nota enviada pela Secretaria Municipal de Saúde: "A direção do CER Leblon informa que, infelizmente, a paciente Jacqueline Laurence não resistiu e faleceu".

Jacqueline nasceu na França e veio ao Brasil na adolescência. Nascida em Marselha em 1932, ela veio acompanhando o pai, que era jornalista. Jacqueline nunca se naturalizou brasileira: "Aconteceu muita coisa durante a ditadura, e coisas difíceis. Nunca me naturalizei, e quando me naturalizaria, eventualidades sucederam. Depois, envelheci e não seria agora que me naturalizaria. Não tenho essa coisa de dizer que sou francesa. A contrário, sou brasileira. Podem dizer que acham o contrário, o que é natural, mas pouco me importa", disse em entrevista ao site de Heloisa Tolipan em janeiro deste ano.

Ela participou de diversas novelas da Globo. Algumas das suas personagens mais famosas são Solange, de "Dancin' Days" (1978); Mireille, de "Guerra dos Sexos" (1983); Simone, de "Top Model" (1989); e Evangeline, de "Senhora do Destino" (2005).

Também foi nome importante no teatro. Nos anos 50, Jacqueline foi da primeira turma da Fundação Brasileira de Teatro, onde teve aulas com a também francesa Henriette Morineau. Depois, nos anos 80, dirigiu produções do Teatro Besteirol, que tinha atores como Guilherme Karam, Vicente Pereira e Miguel Falabella.

Entretenimento