Topo
Entretenimento

House of The Dragon: saiba a ordem e melhor forma de ler os livros da série

Segunda temporada de "A Casa do Dragão" estreou no último final de semana  - Olivia Cooke e Emma d"Arcy
Segunda temporada de 'A Casa do Dragão' estreou no último final de semana Imagem: Olivia Cooke e Emma d'Arcy
do UOL

Do UOL, em São Paulo

17/06/2024 14h53Atualizada em 17/06/2024 14h53

Um dos assuntos mais comentados do final de semana, a estreia da segunda temporada de 'A Casa do Dragão' colocou a série em destaque no Google Trends como um dos assuntos mais pesquisados no Brasil. Para quem ficou ansioso em saber o desenrolar da história, listamos a ordem dos livros do universo criado pelo autor George R.R. Martin.

Fogo & Sangue

Referência para a série 'A Casa do Dragão', o livro narra a história da Casa Targaryen desde a Conquista de Westeros por Aegon, o Dragão, até à regência de Aegon III. Em formato de crônica, o livro detalha a ascensão, os desafios, e as lutas internas dessa dinastia, incluindo a devastadora guerra civil conhecida como a Dança dos Dragões.

Livro - Divulgação  - Divulgação
Livro 'Fogo e Sangue' conta até o final da história retratada em 'A Casa do Dragão'
Imagem: Divulgação

A Guerra dos Tronos

Em "A Guerra dos Tronos", o rei Robert Baratheon nomeia Eddard Stark como sua nova Mão. Stark descobre uma rede de conspirações e traições enquanto investiga a morte suspeita de seu antecessor.

No norte, uma antiga ameaça se levanta além da Muralha, e no leste, Daenerys Targaryen busca reconquistar o trono perdido de sua família. A luta pelo poder entre diversas casas nobres começa, dando início a uma saga épica de guerra e intriga.

A Fúria dos Reis

Com a morte do rei Robert Baratheon, múltiplos pretendentes disputam o Trono de Ferro: Joffrey Baratheon em Porto Real, Robb Stark no Norte, Stannis e Renly Baratheon no Sul.

Enquanto isso, a Patrulha da Noite enfrenta ameaças sobrenaturais além da Muralha, e Daenerys Targaryen, no leste, reúne forças para sua reivindicação ao trono. Conspirações, batalhas e alianças moldam o destino de Westeros em uma luta intensa pelo poder.

A Tormenta de Espadas

A guerra pelo Trono de Ferro se intensifica. Robb Stark, Joffrey Baratheon, Stannis Baratheon e Balon Greyjoy continuam sua luta pelo controle de Westeros. Na Muralha, a Patrulha da Noite enfrenta uma invasão de selvagens liderados por Mance Rayder, enquanto Jon Snow infiltra-se entre eles. Daenerys Targaryen, no leste, fortalece seu exército e ganha novos aliados.

Game of thrones - Divulgação - Divulgação
Segundo George R.R. Martin, ainda faltam mais dois livros para a conclusão de 'Game Of Thrones'
Imagem: Divulgação

O Festim dos Corvos

Os Sete Reinos tentam se recuperar após a guerra. Com a morte de vários líderes, novas intrigas surgem. Cersei Lannister luta para manter o poder em Porto Real, enquanto Jaime tenta restaurar a ordem no reino. No Vale, Sansa Stark se esconde sob uma nova identidade.

Brienne de Tarth busca por Sansa, e na Cidadela, Samwell Tarly busca conhecimento. As Ilhas de Ferro e Dorne enfrentam suas próprias lutas pelo poder, ampliando as disputas e tensões em Westeros.

A Dança dos Dragões

Jon Snow, como Lorde Comandante da Patrulha da Noite, enfrenta desafios internos e a ameaça dos selvagens. Daenerys Targaryen governa Meereen, lutando para manter a paz enquanto lida com traições e tenta controlar seus dragões.

Tyrion Lannister, fugitivo, busca alianças no leste. As pretensões ao Trono de Ferro se multiplicam, e novos conflitos surgem, aprofundando a instabilidade e a luta pelo poder em todo o continente.

Para não ficar perdido: apesar de essa ser a ordem correta dos livros, pensando na cronologia da história, o ideal é começar a ler a segunda obra em diante primeiro. A familiaridade com o universo de Martin pode facilitar o entendimento de 'Fogo & Sangue'.

Dica de ouro: outra sugestão para ver as peças se encaixando é ler 'O Festim dos Corvos' simultaneamente com 'A Dança dos Dragões', intercalando a leitura dos capítulos das obras.

E o final?

A série 'Game Of Thrones' já foi concluída, mas o desfecho visto na TV não é necessariamente o que será escrito por George R. R. Martin. O autor prometeu mais dois livros para concluir 'As Crônicas de Fogo e Gelo', mas o lançamento está atrasado desde 2011. Segundo Martin, em entrevista no ano passado, o sexto livro já tem mais de 1.100 páginas.

O autor já revelou que está trabalhando em outras várias obras simultaneamente. Inclusive, ele pretende lançar uma continuação para 'Fogo & Sangue'. Embora o primeiro livro já tenha um final, a ideia é mostrar como sucedeu a derrocada dos Targaryen até a ascensão da Casa Baratheon.

Entretenimento