Topo
Entretenimento

Astronauta da Nasa publica foto impressionante de São Paulo vista do espaço

Imagem de São Paulo à noite vista da Estação Espacial Internacional em 2003 - Reprodução/Don Pettit
Imagem de São Paulo à noite vista da Estação Espacial Internacional em 2003 Imagem: Reprodução/Don Pettit
do UOL

Do UOL, em São Paulo

17/06/2024 12h45

O astronauta Donald R. Pettit, da Nasa, divulgou uma imagem noturna de São Paulo neste domingo (16).

O que aconteceu

Pettit compartilhou a imagem com os internautas no X, antigo Twitter. A imagem foi feita durante a Expedição 6 da Estação Espacial Internacional (ISS) em 2003.

No registro, é possível observar a cidade de São Paulo e o entorno, incluindo a cidade de Santos.

"São Paulo, Brasil, à noite, mostrando uma colcha de retalhos de iluminação de vapor de mercúrio VS sódio visível da Estação Espacial Internacional", iniciou o norte-americano, em publicação na rede social.

Além de Donald Pettit (engenheiro de voo 2), a Expedição 6 teve na tripulação principal Kenneth Bowersox (comandante) e Nikolai Budarin (engenheiro de voo 1). A missão durou 161 dias, do lançamento ao pouso.

A iluminação mais antiga de vapor de mercúrio é vista como azul-esverdeada na parte mais antiga e central da cidade, enquanto a iluminação de vapor de sódio amarela aparece nas regiões mais novas ao redor. A região costeira de Santos mostra uma borda abrupta de iluminação no Oceano Atlântico.
Donald R. Pettit

Pettit foi selecionado pela Nasa em 1996. Ele soma três voos espaciais e está se preparando para retornar ao espaço como engenheiro de voo e membro da tripulação da Expedição 72. O lançamento da espaçonave está previsto para setembro.

Entretenimento