Topo
Entretenimento

'6 filmes em 1', esta obra-prima do faroeste é surpresa boa na Netflix

Tim Blake Nelson em "The Ballad of Buster Scruggs" - Divulgação
Tim Blake Nelson em "The Ballad of Buster Scruggs" Imagem: Divulgação
do UOL

Júlio Boll

Colaboração para Splash

16/06/2024 04h00

Os aclamados irmãos Joel e Ethan Coen idealizam uma antologia faroeste em seis segmentos focada na fronteira americana em "A Balada de Duster Scruggs", disponível na Netflix. Acompanhando pistoleiros cantores, colonizadores, mineiros, homens condenados à forca, caçadores de recompensa e todo tipo de personalidade do Velho Oeste, estes seis contos curtos vão da mais profunda reflexão até o mais completo absurdo.

"The Meal Ticket", por exemplo, acaba brilhando, principalmente, por um elemento inusitado: a atuação de Harry Melling, conhecido até hoje, basicamente, como o primo maléfico do Harry Potter, Duda Dursley. É impressionante o retrabalho do ator e como ele se desenvolve ali.

As outras tramas também se destacam. Na terceira história, o personagem de Liam Neeson é um viajante que leva uma peça itinerante estrelada por um homem só, sem braços e sem pernas. Nela, os irmãos Coen entregam sua resolução mais brutal, mas não por isso, menos vagarosa.

Já a quarta história surpreende pela fotografia. As belas imagens de uma natureza intacta e o árduo trabalho de um homem velho para encontrar ouro nos comovem. Num dado momento da trama, a serenidade é abalada pela ganância. Ocorre então uma morte não natural. Aqui, os irmãos Coen contrastam a harmonia da natureza com a inclinação do homem em ser o lobo do próprio homem. A vida não vale mais que ouro e isso retrata a vileza humana.

Como um todo, a antologia brinca com conceitos filosóficos até mesmo quando satiriza os antigos faroestes. Afinal, nós morreremos. Trata-se da nossa inquietude. Trata-se do dilema da finitude. A balada da vida é a balada da morte, pois, como se diz: para morrer basta estar vivo.

Filme: A Balada de Buster Scruggs

  • Direção: Ethan Coen, Joel Coen
  • Ano: 2018
  • Gênero: Faroeste
  • Onde ver: Netflix

Entretenimento