Topo
Entretenimento

'Arremessados': pai e filho recordam fraturas e parque em SP nega problema

Hot Pipe, que fica no Hot Beach em Olímpia (SP) - Reprodução/Instagram @hotbeach.oficial
Hot Pipe, que fica no Hot Beach em Olímpia (SP) Imagem: Reprodução/Instagram @hotbeach.oficial
do UOL

De Nossa, em São Paulo

16/06/2024 04h00

O que era para ser uma viagem de diversão em família terminou em acidente para o tradutor Bruno Garcia, 41, e o filho dele, Eduardo, 11, de São Paulo.

Os dois foram arremessados de uma boia contra a estrutura de um brinquedo do Parque Aquático Hot Beach, em Olímpia (SP), em agosto de 2022. Bruno desmaiou na hora e fraturou a clavícula. Eduardo teve traumatismo craniano e ficou quatro dias internado.

Bruno conta que, antes do acidente, ele desceu no brinquedo com o outro filho, mais novo. "Já senti um solavanco na primeira vez, mas achei que era porque meu filho tinha os braços mais fracos e não tinha segurado direito", contou ao UOL.

"Quando a gente saiu de lá, o meu filho maior, o Eduardo, falou: 'agora eu também quero ir com o papai'. E aí foi quando aconteceu o acidente", completa Bruno. Era o primeiro brinquedo que a família visitava, já que tinham acabado de chegar ao parque.

A gente desceu e o nível de água na base estava mais alto do que deveria. Isso funcionou como uma lombada, e fomos arremessados contra o outro lado do brinquedo. Eu bati o ombro e a cabeça, e desmaiei. Meu filho bateu a cabeça de frente.
Bruno Garcia

Ao UOL, o parque nega a acusação em relação ao nível d'água no brinquedo. "A vazão de água é medida e regulada constante e automaticamente, seguindo as normas do fabricante", afirmou o Hot Beach em nota. Confira a resposta na íntegra no final do texto.

Atração comum em parques aquáticos

O brinquedo é o Hot Pipe, que tem estrutura em formato de U e simula uma pista de skate. Nos extremos, o brinquedo chega a 12 metros de altura e a velocidade no ponto mais rápido é de 14 km/h.

A atração é comum em parques aquáticos e Nossa já publicou relatos de lesões em uma atração semelhante no Wet' n Wild, em Itupeva (SP).

A boia usada no brinquedo é para duas pessoas —uma vai na frente e outra atrás. Segundo Bruno, a única orientação do parque foi para que eles se segurassem e a pessoa mais leve se sentasse na frente.

Quando Bruno acordou, já estava no ambulatório. Depois, ele soube que foi socorrido pelo salva-vidas do parque e pelo próprio pai, que assistiu o acidente. "A ambulância chegou 50 minutos depois e fomos levados para a UPA da cidade."

Bruno Garcia e o filho Eduardo - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Bruno Garcia e o filho Eduardo
Imagem: Arquivo Pessoal

Apesar do Eduardo não ter desmaiado, ele teve traumatismo e ficou internado. Foi assustador, porque poderia ter sido muito grave. Abriu uma fissura na testa dele e corria risco de desenvolver meningite pós-traumática.
Bruno Garcia

Dores são sentidas até hoje

Um ano e dez meses depois, Bruno afirma que ainda sente dores. Apesar dos exames na UPA não terem constatado maiores complicações, uma ressonância realizada posteriormente mostrou uma ruptura parcial do ligamento na região da clavícula.

"Tomei alguns remédios, fiz fisioterapia, mas continuei com dor. Depois de uns seis meses o médico me disse que a lesão já não aparecia mais nos exames, mas que eu iria continuar com dor por um tempo. E sigo com ela até hoje", complementa Bruno.

Por causa da gravidade do acidente, Bruno entrou com uma ação contra Cia Ferrasa de Empreendimentos Turísticos, responsável pelo Hot Beach, por danos morais. A primeira audiência está marcada para o final de junho.

Parque nega problemas

Ao UOL, o Hot Beach afirma que o brinquedo operou normalmente e com toda a segurança no dia do acidente de Bruno e Eduardo e que os guarda-vidas prestaram suporte imediato para pai e filho.

O Hot Beach Parques & Resorts informa que o brinquedo Hot Pipe operou normalmente e com toda a segurança na data em questão, durante todo o dia. A vazão de água é medida e regulada constante e automaticamente, seguindo as normas do fabricante. Os guarda-vidas treinados prestaram suporte imediato a Bruno e Eduardo.
nota do Hot Beach Parques & Resorts

É importante esclarecer ainda que todas as orientações de segurança foram prestadas pelos instrutores, como é de praxe. Reitera que cada equipamento é submetido a um rigoroso protocolo de averiguação de segurança antes da abertura do parque e auditados por engenheiros externos anualmente.
nota do Hot Beach Parques & Resorts

Entretenimento