Topo
Entretenimento

Núcleo da Terra está mais lento, e isso pode mudar duração dos nossos dias

Núcleo interno está girando mais lento segundo estudo; isso pode afetar na duração do dia em milésimos de um segundo - Getty Images
Núcleo interno está girando mais lento segundo estudo; isso pode afetar na duração do dia em milésimos de um segundo Imagem: Getty Images
do UOL

De Tilt*, em São Paulo

15/06/2024 04h00

O núcleo, a camada mais interna de nosso planeta, está girando em velocidade menor desde 2010, segundo estudo publicado na Nature. É a primeira vez que isso acontece em décadas, o que pode mexer na duração dos dias terrestres.

O que aconteceu

Estudo publicado na revista Nature no dia 12 de junho compara a velocidade da superfície da Terra com a do núcleo. Por circulação no núcleo da Terra, entende-se a interação de correntes elétricas no núcleo externo com o campo magnético da Terra. Isso cria um efeito de dínamo que impulsiona a rotação no núcleo interno — onde a velocidade está reduzindo.

A Terra é composta por várias camadas com diferentes espessuras. Abaixo da crosta, tem o manto, rico em minerais como ferro e magnésio. O núcleo externo é feito de ferro líquido e níquel — eles são responsáveis por gerar o campo magnético da Terra.

Quando vi os sismogramas que apontavam para essa mudança, fiquei chocado. No entanto, quando vimos duas dúzias de observações sinalizando o mesmo padrão, o resultado ficou claro. O núcleo interno ficou mais lento pela primeira vez em décadas John Vidale, professor das Ciências da Terra na USC Dornsife, em comunicado

A medida da velocidade dessa movimentação no núcleo interno é feita com a avaliação de tremores na Terra. O estudo descreve dados entre 1991 e 2023 de regiões no Atlântico Sul.

Diferença é de (bem) menos de um segundo. Como resultado, a duração do dia pode apresentar variações, mas de frações de um segundo.

"É muito difícil perceber, pois é uma mudança na ordem de um milésimo de segundo", explicou Vidale, ainda em comunicado. Não se sabe ainda o que tem causado essa redução na velocidade da circulação no núcleo interno da Terra. Ele não especificou se o dia ficaria mais curto ou mais longo.

Mais estudos são necessários. Além dessa questão da duração do dia, cientistas esperam aprofundar os estudos para entender as outras formas que essa redução na velocidade de circulação pode afetar o planeta Terra.

Entretenimento