Topo
Entretenimento

Léo Bittencourt sobre pedir ajuda a Malvino Salvador: 'Fiquei até bolado'

do UOL

Colaboração para Splash, em São Paulo

15/06/2024 04h00

Leonardo Bittencourt contou no "Otalab" desta semana que pediu ajuda de Malvino Salvador quando se mudou para o Rio a fim de virar ator, mas que se frustrou com a resposta do ator de "Cabocla".

Léo, como é chamado pelos fãs, disse que Malvino o indicou à Casa das Artes de Laranjeiras, tradicional escola de atuação do Rio de Janeiro. "Na época eu fiquei até meio bolado, porque eu pensei 'Caraca, eu queria um trabalho. Me dá um trabalho direto. Você pode, você está na Globo'".

Apesar da frustração, o ator da trilogia de filmes sobre o caso Richthofen hoje é grato a Malvino Salvador. "Foi muito importante, porque ali [na CAL] eu tive toda a base, aprendi tudo que eu aprendi para fazer teatro".

Bittencourt ainda revelou uma ligação curiosa entre os dois atores, além do fato de ambos serem manauaras. "A tia dele foi casada ou morou junto com o meu pai. Eu estava lá como uma pequena criança na festa dele de 'Cabocla', na comemoração da primeira novela que ele passou".

Período sem trabalho 'deu um baque'

No Otalab o ator também desabafou sobre o período em que ficou desempregado. Destaque no streaming como um dos irmãos Cravinhos na trilogia do caso Richthofen, ele viu as oportunidades de trabalho diminuírem entre 2022 e 2023.

"Eu trabalhei muito até 2022. Mesmo na pandemia eu trabalhei muito. [Depois] foi o primeiro intervalo da minha carreira em que eu fiquei sem trabalhar. E deu um baque, porque é aquela pressão de querer trabalhar, de querer retomar. Tinha a questão artística e financeira também (...). Eu tenho que me sustentar", explicou.

Sem muitas expectativas, o ator decidiu viajar e, numa cachoeira na Bahia, pediu ao Universo por um papel importante. "Eu senti de verdade que ia voltar e ter todos os trabalhos com que eu estava sonhando, mas eu queria muito que meu próximo trabalho fosse algo que me desafiasse profissionalmente", disse.

Uma semana depois, ele fez o teste e foi selecionado para participar da nova temporada de "Rensga Hits", que deve estrear em agosto. "Todo mundo conheceu a parte dramática nos filmes do caso Richthofen e eu fiz 'Malhação' que era uma coisa mais infantil. 'Rensga' me colocou num lugar onde as pessoas ainda não me viram".

Interpretar Cravinhos fez a vida 'vibrar de outro jeito'

Leonardo Bittencourt também contou no "Otalab" desta semana que, quando interpretou Daniel Cravinhos na trilogia de filmes que conta o caso Richthofen, sentiu a vida "vibrar de outro jeito".

Hoje em dia eu consigo falar que sempre separei, mas óbvio que na energia do dia a dia isso mexe muito com a gente. Eu tentava largar [o personagem] e relaxar a cabeça em casa, mas era muito complicado, porque a vida começa a vibrar de outro jeito
--Leonardo Bittencourt

O ator interpretou o assassino e namorado de Suzane von Richthofen em três filmes lançados entre 2021 e 2023. "Quando eu entendi a seriedade da produção, eu entendi também o desafio que seria na minha carreira, que ia me colocar em outro lugar".

Bittencourt não conheceu Daniel Cravinhos pessoalmente, e explicou que a trilogia teve como base os autos do processo e não o crime em si: "A gente estudou o que era necessário para contar aquela história. E não teve contato com nenhum dos envolvidos no caso. Até porque eu acho que isso atrapalharia mais do que ajudaria".

"Não era uma temática que me assustava, mas eu fiquei concentrado em entender como era o projeto, porque a gente tem que ter respeito com todo o caso", disse, citando que ainda há pessoas envolvidas no caso que estão vivas. "Eu contei cada história ao seu jeito. Em um [filme], ele mais manipulador. Em outra, mais manipulado. E para o ator isso é maravilhoso".

Depois de três filmes, ele avalia que tem uma conexão maior com os personagens e que a lição que tirou do projeto tem a ver com as atitudes de cada pessoa. "As palavras as vezes não adiantam. Se você não mudar as atitudes depois deum erro, você vai ser eternamente julgado por elas".

Otalab no UOL

Toda terça, Otaviano Costa recebe celebridades para um papo leve e cheio de humor. Os episódios completos ficam disponíveis no Canal UOLe no Youtube de Splash. Assista à entrevista completa com Leonardo Bittencourt:

Entretenimento