Topo
Entretenimento

Ator levou 40 pontos durante gravações desse thriller sombrio no Max

Cena do filme "Abutre", do diretor Dan Gilroy - Divulgação
Cena do filme "Abutre", do diretor Dan Gilroy Imagem: Divulgação
do UOL

Júlio Boll

Colaboração para Splash

15/06/2024 04h00

Qualificar Jake Gyllenhaal como dedicado não é nenhum exagero, já que o ator é conhecido por sua versatilidade e empenho em seus personagens. Basta pensar em "O Segredo de Brokeback Mountain" e "Donnie Darko", dois longas com propostas bem diferentes e resultados mais do que satisfatórios. Outra prova do talento de Gyllenhaal está em "O Abutre", longa disponível no Max.

Para entrar na mente de Louis Bloom, Gyllenhaal mergulhou profundamente no papel, chegando ao ponto de se machucar durante as filmagens. Em uma das cenas, seu personagem, frustrado por perder uma história, desconta sua raiva em um espelho de banheiro, quebrando-o com tal força que se machuca gravemente. Este momento, apesar de não estar no roteiro, foi mantido no filme pelo diretor, acrescentando uma camada autêntica de loucura ao personagem. Gyllenhaal precisou de 40 pontos para fechar o corte na mão, uma prova de seu comprometimento com o papel.

A preparação física para o papel também foi intensa: Gyllenhaal perdeu cerca de 10 quilos para parecer mais esquelético e faminto, comparando seu personagem a um coiote. Ele se exercitava por até 8 horas diárias e ia correndo ou de bicicleta para o set todos os dias.

Um detalhe fascinante sobre sua atuação é que Gyllenhaal raramente pisca quando está no personagem, uma técnica que ele utilizou anteriormente em "Donnie Darko". Essa escolha aumenta a intensidade e a inquietação de Louis Bloom, tornando-o ainda mais convincente como um sociopata obcecado por sucesso.

Com tanto empenho, a trama também entrega ao espectador. Dirigido por Dan Gilroy, "O Abutre" mergulha no sombrio submundo do jornalismo criminal independente de Los Angeles, com Gyllenhaal brilhando como Bloom, um jovem ambicioso e desesperado por trabalho que encontra sua vocação em registrar cenas de crimes e acidentes chocantes para vendê-las a canais de notícias sedentos por exclusividade.

Este é daqueles filmes que te prendem na poltrona, oferecendo uma visão perturbadora sobre o jornalismo sensacionalista e os limites éticos que são frequentemente cruzados em busca de audiência.

Filme: O Abutre

  • Direção: Dan Gilroy
  • Ano: 2014
  • Gênero: Thriller
  • Onde ver: Max

Entretenimento