Topo
Entretenimento

Princesa Kate diz que está progredindo bem no tratamento do câncer e que participará de evento

14/06/2024 14h32

Por Michael Holden

LONDRES (Reuters) - Kate, a princesa de Gales do Reino Unido, afirmou que está fazendo um bom progresso enquanto se submete à quimioterapia preventiva, mas que "não está fora de perigo", antes de sua primeira aparição pública, no sábado, desde que uma cirurgia revelou a presença de câncer.

Em uma mensagem pessoal escrita divulgada nesta sexta-feira, Kate disse que ficou "maravilhada" com as milhares de mensagens gentis de todo o mundo que se seguiram ao anúncio sobre o câncer em março.

Segundo a princesa, elas fizeram uma grande diferença para ela e seu marido, o herdeiro do trono britânico, príncipe William.

"Estou progredindo bem, mas, como qualquer pessoa que passa por quimioterapia sabe, há dias bons e dias ruins", diz ela no comunicado.

"Nos dias ruins, você se sente fraca, cansada e precisa ceder ao descanso do corpo. Mas nos dias bons, quando você se sente mais forte, você quer aproveitar ao máximo o fato de se sentir bem."

Sua saúde melhorada significa que ela poderá aparecer em público pela primeira vez desde dezembro passado, quando se juntou a outros membros da realeza para cerimônia anual na igreja no dia de Natal.

Kate, de 42 anos, acompanhará seus três filhos, os príncipes George e Louis e a princesa Charlotte, em uma carruagem durante o "Trooping the Colour" de sábado, um desfile militar anual realizado no centro de Londres para marcar o aniversário oficial do monarca.

Ela também se juntará ao rei Charles, à rainha Camilla e a outros integrantes seniores da família na sacada do Palácio de Buckingham, o ponto alto do evento.

Embora Kate tenha dito que espera participar de outros eventos este ano, os assessores advertiram que o sábado não marca um retorno a uma agenda completa de trabalho.

"Meu tratamento está em andamento e continuará por mais alguns meses", disse ela. "Estou ansiosa para participar da Parada de Aniversário do Rei neste fim de semana com minha família e espero participar de alguns compromissos públicos durante o verão, mas também sei que ainda não estou fora de perigo."

CIRURGIA ABDOMINAL

Kate passou duas semanas no hospital em janeiro, após uma grande cirurgia abdominal, e dois meses depois anunciou em uma mensagem de vídeo que os exames haviam revelado a presença de câncer e que ela começaria a quimioterapia preventiva.

Seu gabinete, o Palácio de Kensington, recusou-se a dar mais detalhes sobre o tipo de câncer ou sobre seu tratamento, além de dizer que a quimioterapia preventiva começou em fevereiro.

Em sua mensagem, Kate disse que nos dias em que se sentia bem, era "uma alegria participar da vida escolar, dedicar tempo pessoal às coisas que me dão energia e positividade". Como parte disso, ela está começando a trabalhar em casa e consegue realizar algumas reuniões.

"Estou aprendendo a ser paciente, especialmente com as incertezas", disse a princesa, que é mais conhecida por seu nome de solteira, Kate Middleton. "Estou aproveitando cada dia como ele vem, ouvindo meu corpo e me permitindo aproveitar esse tempo tão necessário para me recuperar."

Uma nova foto da princesa também foi divulgada para coincidir com sua mensagem, mostrando Kate com uma jaqueta e calça jeans, parada sob uma árvore na propriedade de Windsor, a oeste de Londres, onde fica a casa da família.

A doença dela coincidiu com a de Charles, 75 anos, que também está em tratamento contra o câncer. Ele retornou às funções públicas em abril e continua ocupado, embora seus compromissos diários estejam sendo limitados para minimizar os riscos à sua recuperação.

O monarca ficou muito feliz em saber que Kate vai participar do desfile de sábado, disse uma fonte real. O Palácio de Kensington também afirmou que William estava satisfeito em ver Kate começando a retornar ao trabalho e aos projetos que eram tão importantes para ela.

Entretenimento