Topo
Entretenimento

Festa Junina: confira o roteiro de 'arraiás' para curtir em São Paulo

Reprodução Instagram
Imagem: Reprodução Instagram
do UOL

14/06/2024 16h00

É tempo de quermesse, bandeirinhas e muita comida típica! A programação junina é a estrela desta primeira edição da O que fazer em São Paulo, a nova newsletter semanal do UOL (inscreva-se gratuitamente aqui).

Toda sexta-feira, ela chega no seu email com uma curadoria caprichada dos melhores lugares para se divertir na cidade: de passeios a exposições e cinema; de atrações para crianças e atividades ao ar livre a lugares "secretos" que valem a pena conhecer.

Para começar, trazemos sugestões de bons "arraiás" para curtir em São Paulo, com perfis bem diversos. Tem quermesse de igreja com jeitinho de interior, evento com grandes shows e festa tradicional nordestina. Basta escolher a que mais combina com você, vestir a camisa xadrez e aproveitar o fim de semana em clima junino.

Arraial Estrelado

Arraial Estrelado - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

No Parque Ibirapuera, o segundo dia do festival acontece neste domingo (16) com shows de forró e sertanejo, reunindo a banda Falamansa e as duplas César Menotti & Fabiano e Jorge & Matheus, além de forró no coreto e comidas juninas.
Pedro Álvares Cabral, s/n, Vila Mariana. @arraialestrelado

São João de Nóis Tudim

São João de Nóis Tudim - Reprodução Instagram - Reprodução Instagram
Imagem: Reprodução Instagram

Festa tradicional, o São João de Nóis Tudim acontece de sexta a domingo, até julho, com entrada gratuita no Centro de Tradições Nordestinas. Tem trios de forró, quadrilhas profissionais, oficinas infantis e pratos como o baião de dois.
Rua Jacofer, 615, Bairro do Limão. @saojoaodenoistudim_ctn

Festival Junino do Jardim Secreto

Festival Junino Mundo Pensante - Brunna Mancuso - Brunna Mancuso
Imagem: Brunna Mancuso

A feira que acontece mensalmente com expositores de produtos artesanais (roupas, itens de decoração, gastronomia) faz edição junina com festival de música no coreto da praça, organizado pelo Mundo Pensante, com shows de Coco de Oyá e Bloco de Pífanos de SP.
Praça Dom Orione, Bixiga. @jardimsecreto

Quermesse do Calvário

Quermesse do Calvário - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Aos fins de semana de junho a Igreja do Calvário, em Pinheiros, fica colorida e iluminada para receber uma das quermesses mais queridas da cidade. Tem vinte barracas de comidas, bingo e brincadeiras para crianças.
Rua Cardeal Arcoverde, 950, Pinheiros. @quermessedocalvario

Festival do Milho

Ferstival do Milho Verde - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Junto da festa junina do Memorial da América Latina rola o Festival do Milho. No cardápio, bolo de fubá com doce de leite, broa e pamonhas. O evento tem também música e artesanato. Sab. (15) e dom. (16) com entrada gratuita.
Av. Mário de Andrade, 664, Barra Funda. Saiba mais

Festa Junina no Copan

Festa Junina no Copan - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

A Tem Umami, cafeteria e sorveteria disputada no térreo do edifício Copan, organiza pelo segundo ano uma festa junina. Bingo, comida caipira, rodas de conversa e atividades para crianças estão na programação, de sex. (14) a dom. (16), com entrada gratuita.
Av. Ipiranga, 200, República. @temumami

Quadrilha Asa Branca

Quadrilha Asa Branca - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Na Casa de Cultura da Freguesia do Ó, no burburinho do Largo da Matriz, a noite de domingo (16) começa com a Quadrilha Asa Branca, grupo que celebra as tradições nordestinas em São Paulo. Na sequência, tem show de forró.
Largo da Matriz de Nossa Senhora do Ó, 215 - Freguesia do Ó. @ccm.freguesia

Festa Junina do Carnaval de SP

Festa junina do Carvaval de SP - Felipe Araújo/Divulgação - Felipe Araújo/Divulgação
Imagem: Felipe Araújo/Divulgação

Em sua primeira edição, a festa da Liga do Carnaval de São Paulo vai misturar samba e tradições juninas, com show do Pixote, apresentação da Mocidade Alegre e quadrilhas das agremiações. Sábado e domingo, entrada gratuita.
Fábrica do Samba - Av. Dr. Abraão Ribeiro, 505, Bom Retiro. @ligacarnavalsp

Festa do Rosário da Penha

Festa do Rosário da Penha - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Em sua 22ª edição, a Festa da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos da Penha de França celebra as tradições afrobrasileiras, com apresentação de congadas, grupos de samba de bumbo e maracatu. Gratuito.
Av. Penha de França, 4, Penha. www.comunidadedorosariodapenha.com.br

COM CRIANÇAS

Família no Parque

Família no Parque - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

O Parque Villa-Lobos também está com festa junina nos fins de semana do mês, com programação especial infantil: tem corrida de saco, argola, pescaria, além de pipoca, cachorro-quente e brigadeiro para repor as energias.
Av. Prof. Fonseca Rodrigues, 2001, Alto de Pinheiros. @oficialfamilanoparque

Contação de histórias

Contação de histórias - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

No sábado (15) no Sesc Casa Verde tem contação de histórias juninas, buscando aproximar o universo da cultura popular brasileira de crianças de todas as idades e suas famílias, com um repertório de dança, música e brincadeiras.
Av. Casa Verde, 327 - Jardim São Bento. Saiba mais

NÃO PERCA

Klimt e Gaudí - O impossível existe

Klimt e Gaudí - O impossível existe - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Quer se sentir pertinho da Sagrada Família? A megaexposição imersiva que já rodou o mundo combina a arquitetura de Gaudí com as pinturas de Klimt em projeções gigantes.
Estacionamento do Mooca Plaza Shopping - R. Cap. Pacheco e Chaves, 313, Vila Prudente. Compre aqui

Priscilla, a Rainha do Deserto - O Musical

?Priscilla, a Rainha do Deserto - O Musical? - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Adaptação do icônico filme de 1994, o musical estreou versão brasileira com Reynaldo Gianecchini, Verónica Valenttino e Diego Martins, contando a história de duas drag queens e uma mulher trans viajando pelo deserto australiano.
Teatro Bradesco - R. Palestra Itália, 500, Perdizes. priscillaomusicalbr.com.br

ACHADOS NA CIDADE

Biblioteca da Japan House

Biblioteca da Japan House - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Cantinho aconchegante no espaço que é hit na av. Paulista, a biblioteca da Japan House tem centenas de mangás, revistas e livros ótimos para mergulhar na cultura japonesa. Para quem gosta de design e arquitetura, é um prato cheio. Entrada gratuita.
Av. Paulista, 52, Bela Vista. @japanhousesp

Casarão do Vinil

Casarão do Vinil - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Já visitou o casarão de 1940 na Mooca que guarda um acervo de 700 mil discos, dispostos em um espaço de 600 m² com gramofones, vitrolas e mobiliário antigo? Passeio para os fãs de música e interessados por história e arquitetura em geral.
R. dos Trilhos, 1212, Mooca. @casaraodovinil

NOS CINEMAS

Grande Sertão

Grande Sertão - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

A adaptação do romance de 1956 de Guimar?s Rosa para os cinemas, feita por Guel Arraes, trouxe o sertão para a favela, em tom de tragédia mas sem perder a poesia da obra original, com Riobaldo e Diadorim como personagens da guerra urbana brasileira. Com Caio Blat e Luísa Arraes. Escolha sua sessão.

Assassino por Acaso

'Assassino Por Acaso' chega aos cinemas brasileiros no dia 12 de junho nos cinemas - Divulgação/ Diamond - Divulgação/ Diamond
Imagem: Divulgação/ Diamond

Dirigido por Richard Linklater ("Boyhood", "Antes do Amanhecer"), o filme que estreia neste fim de semana conta a história de um policial que finge ser um assassino de aluguel, roteiro baseado em um artigo da revista "Texas Monthly". Com Glen Powell ("Top Gun: Maverickl") e Adria Arjona. Escolha sua sessão.

VEM AÍ

Festival de blues e rock com 50% de desconto

Di Ferrero leva seu show solo para o festival Best of Blues and Rock - Anderson Carvalho/Divulgação - Anderson Carvalho/Divulgação
Imagem: Anderson Carvalho/Divulgação

O Best of Blues and Rock, o maior festival de gênero na América Latina, celebra sua décima primeira edição em 2024. Com uma história marcante de conexão entre gêneros musicais como blues, rock e jazz, além de uma série de iniciativas culturais e inovadoras.

Neste ano o festival acontecerá de 20 a 25 de junho, em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Curitiba, com nomes como Zakk Sabbath, Joe Bonamassa, Eric Gales, Kiko Loureiro, CPM 22, Di Ferrero, Hibria, Yohan Kisse e mais.

Quem é assinante UOL terá direito a 50% de desconto em até 6 ingressos do festival, em todas as praças. Para assinar o UOL e garantir o seu desconto, clique aqui.

Entretenimento