Topo
Entretenimento

Este filme planejado para Heath Ledger é uma obra-prima sobre vida e morte

Imagem do documentário "I Am Heath Ledger" - Reprodução
Imagem do documentário "I Am Heath Ledger" Imagem: Reprodução
do UOL

Júlio Boll

Colaboração para Splash

13/06/2024 17h32

A morte precoce de Heath Ledger em 2008 deixou o mundo em choque, sabendo o quanto o ator de Coringa ainda renderia em suas produções futuras. "A Árvore da Vida," dirigido por Terrence Malick, seria um desses filmes que o ator estava escalado, mas que acabaram não contando com ele por sua morte. Brad Pitt, então, o substitui neste longa que segue disponível no Prime Vídeo.

"A Árvore da Vida" trata-se de uma meditação poética sobre a vida, a morte e a existência, ancorada pela complexa dinâmica familiar da família O'Brien. Tudo começa com a devastadora notícia da morte de um dos filhos dos O'Brien: a Sra. O'Brien recebe um telegrama enquanto o Sr. O'Brien é notificado por telefone, mergulhando a família em um luto profundo e desolador. Em sua vida moderna, Jack, agora arquiteto, vive à deriva, atormentado pela perda do irmão. Uma conversa com seu pai revela a dor persistente e as questões existenciais que o assombram.

Para criar um clima religioso e profundo, o filme se aventura em sequências da dramatização da formação do universo, com imagens do espaço sideral consultadas pela NASA. Malick nos leva desde a criação das galáxias até a formação dos planetas, enquanto a voz de Jack pondera sobre a existência e o propósito da vida.

Emmanuel Lubezki, quatro vezes indicado ao Oscar, realiza aqui um de seus trabalhos mais notáveis. Suas habilidades são evidentes tanto em majestosos cenários naturais quanto em cenas internas meticulosamente compostas. Em uma cena, a câmera captura Pitt e Chastain como se estivessem no mesmo cômodo, embora ela seja vista através de um reflexo na janela. A primeira aparição de Sean Penn é igualmente brilhante, mostrando-o e sua esposa vagando por uma grande casa, frequentemente no mesmo plano, mas nunca juntos.

"A Árvore da Vida" venceu a Palma de Ouro no Festival de Cinema de Cannes, solidificando seu status como uma obra-prima. O filme é uma profunda reflexão sobre as complexidades da vida familiar, a busca por significado e a beleza e brutalidade do universo.

Filme: A Árvore da Vida

Direção: Terrence Malick

Ano: 2011

Gênero: Ficção Científica

Onde ver: Amazon Prime Video

Entretenimento