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Luiza Trajano: "só a união da sociedade vai proporcionar educação a todos"

Luiza Helena Trajano, do Magazine Luiza, durante painel no Web Summit 2024 - UOL/Camila Almeida
Luiza Helena Trajano, do Magazine Luiza, durante painel no Web Summit 2024 Imagem: UOL/Camila Almeida
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Renato Pezzotti

Colaboração para o UOL, do Rio de Janeiro

18/04/2024 09h34

O Brasil atravessou uma jornada transformadora na era digital. Quase 90% da população acessa a internet - e são quase 250 milhões de celulares inteligentes em uso no país. Segundo relatório da Rocket Lab, o país é o 4º colocado no ranking em downloads de apps no mundo.

Mas, para a economia brasileira seguir pujante, a sociedade civil precisa se unir para oferecer educação, saúde e moradia à população. Este foi o tom do painel "Digital first: a nova economia brasileira" no Web Summit Rio, que reuniu Luiza Trajano, presidente do conselho de administração do Magazine Luiza; Mate Pencz, CEO da startup Loft e Rodrigo Marques, chefe de estratégia da operadora da Claro.

Em toda reunião alguém fala que educação é a base de tudo. Escutamos isso há anos, mas precisamos de um plano que dê educação, saúde e moradia a todos. Só a sociedade civil unida vai conseguir proporcionar isso.
Luiza Helena Trajano, do Magazine Luiza

Digital como facilitador

Rodrigo, da Claro, destacou que a operadora tem dois papeis fundamentais nessa missão: ser um habilitador do mundo digital, a partir da construção de conectividade, e fazer a própria transformação digital.

Atendemos quase 100% da população com a rede 4G. Também estamos construindo produtos, para propiciar que as pessoas possam inovar no seu dia a dia.
Rodrigo Marques, da Claro

Mate, da Loft, reforçou o papel que as empresas têm no desenvolvimento do país.

Vivemos uma onda de prosperidade. A população tem acesso, mas falta educação básica e educação financeira, até para as pessoas entenderem como elas podem conseguir um financiamento mais barato.
Mate Pencz, da Loft

E-commerce em escala

O crescimento do acesso à internet também deu bons frutos ao e-commerce no país. Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), as vendas online alcançaram R$ 185,7 bilhões em 2023 -um crescimento de mais de 10% em relação a 2022.

Já um estudo da NuvemCommerce, do ano passado, mostrou que o desempenho dos pequenos e médios empreendedores online continuou a crescer em 2023: as pequenas e médias empresas online faturaram R$ 3,3 bilhões, valor 22% maior que o atingido em 2022.

Mas como a IA transformará o comércio eletrônico? Tiago Dalvi, CEO da Olist, provedora de soluções de vendas online e Guilherme Nosralla, cofundador da plataforma Merama, startup que investe em lojas digitais, participaram de um debate sobre o tema, mediado por José Saad Neto, fundador da GoAd Media.

A inteligência artificial vai transformar o futuro das pequenas e médias empresas. Quem considera isso opcional tem prazo de validade no seu negócio.
Tiago Dalvi, da Olist

Clientes exigem certos contatos com as lojas. Eles buscam uma conversa via WhatsApp, por exemplo, para tirar todas as dúvidas antes de fecharem a compra. E agora as pequenas e médias empresas também têm acesso a isso.
Guilherme Nosralla, da Merama

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