Topo
Entretenimento

A longa estrada de Edvana Carvalho até reconhecimento em 'Renascer' aos 55

do UOL

De Splash, no Rio

13/04/2024 04h00

Edvana Carvalho, 55, começou a fazer aulas de teatro na escola pública em que estudava aos 16. Hoje, quase 40 anos depois, aquela menina baiana conquista reconhecimento nacional ao interpretar Inácia no remake de "Renascer" — personagem que na versão original foi interpretada por Solange Couto e Chica Xavier.

A fiel escudeira de Zé Inocêncio (Marcos Palmeira) emociona o público com cenas que enaltecem religiões de matriz africana, ancestralidade e sincretismo. Cenas ao lado de Pastor Livio (Breno da Matta) e Padre Santo (Chico Díaz) repercutiram nas últimas semanas.

Tem cenas que já leio o texto chorando. É tão forte. Mexe em mim porque sou uma mulher preta. A gente se emociona quando vai ensaiar, quando vai gravar, quando vai assistir. Na rua, o público se emociona contando e a gente se emociona tudo de novo. Um chororô danado, mas graças a Deus, um chororô positivo, de alegria e vitória... Não imaginava essa repercussão toda.
Edvana Carvalho

A atriz enxerga a diversidade como "presente divino". "A [produtora de elenco] Marcela Bergamo, os diretores e [o auto] Bruno Luperi, neto do seu Benedito Ruy Barbosa, pensaram muito na diversidade. Pela primeira vez, a gente tem uma família preto-indígena. Isso é muito forte nos quilombos, no interior do país e nas cidades baianas. Muito feliz de fazer a mãe da Mel [Muzzilo, atriz], que é uma menina linda. Espero que ela seja protagonista de muitas novelas."

Edvana não esquece de frisar que tudo isso só é possível graças a atrizes negras que abriram portas lá atrás, como Chica Xavier. Em "Renascer", a atriz usa brinco similar ao usado pela veterana na década de 1990 para homenageá-la. "Foi uma forma que achei de ser grata a ela. Me emociono demais porque são mulheres que vieram antes, 'capinando' para eu poder estar aqui no horário nobre da Globo."

Entretenimento