Topo
Entretenimento

Oprah deixa Vigilantes do Peso após emagrecer com remédios, e ações caem

Oprah Winfrey emagrece 20kg com remédios e deixa conselho dos Vigilantes do Peso e ações caem 20% - John Salangsang/Golden Globes 2024/Golden Globes 2024 via Getty Images
Oprah Winfrey emagrece 20kg com remédios e deixa conselho dos Vigilantes do Peso e ações caem 20% Imagem: John Salangsang/Golden Globes 2024/Golden Globes 2024 via Getty Images
do UOL

Colaboração para Splash, no Rio de Janeiro

01/03/2024 18h37

A apresentadora Oprah Winfrey, 70, anunciou sua saída do Vigilantes do Peso, após revelar que está usando medicamentos para emagrecer — ela já teria perdido cerca de 20 kg.

O que aconteceu

Oprah anunciou a companhia que não pretende se candidatar à reeleição da assembleia anual de acionistas, realizada em maio de 2024, segundo informações da imprensa internacional. A apresentadora atua no conselho desde 2015, desde que perdeu 18 kg com o programa alimentar da companhia.

Após a notícia, as ações do programa Vigilantes do Peso Internacional caíram mais de 20% durante o dia de hoje. Ademais, a companhia anunciou que está saindo do Brasil.

Com a saída de Oprah, agora a empresa contará com nove integrantes. "Espero continuar a aconselhar e colaborar com o Vigilantes do Peso e o CEO Sima Sistani para elevar a conversa sobre o reconhecimento da obesidade como uma condição crônica, trabalhar para reduzir o estigma e defender a igualdade na saúde", disse a apresentadora em comunicado.

As ações de Oprah serão doadas este mês para o Museu Nacional de História e Cultura Afro-Americana. Ela tem cerca de 1,1 milhão de ações do Vigilantes do Peso, uma participação de 1,43% na empresa, de acordo com a revista Variety. Isso equivale a menos de US$ 3,5 milhões (R$ 17,3 mi), ao preço atual das ações.

A apresentadora "não se envolverá em nenhum outro negócio, programa, produto ou serviço de perda ou controle de peso" durante o período de seu elo com a empresa e por um ano depois, segundo acordo fechado entre Oprah e a companhia.

O último compromisso de Oprah com a instituição será em maio, em um evento sobre "saúde do peso". Tudo o que a apresentadora lucrar será revertido para o Museu Nacional de História e Cultura Afro-Americana. "A saúde do peso é um tema extremamente importante e que precisa ser abordado em uma escala mais ampla. Pretendo participar de uma série de fóruns e eventos públicos onde serei uma defensora vocal no avanço desta conversa", disse em comunicado.

Em dezembro de 2023, ao surgir mais magra em um evento no Museu da Academia de Cinema de Hollywood, Oprah admitiu que estava usando medicamentos para emagrecer e avaliou que o controle de peso não é apenas uma questão de força de vontade. "O fato de haver uma receita médica aprovada para controlar o peso e permanecer mais saudável, durante a minha vida, parece um alívio, uma redenção, um presente, e não algo para me esconder e ser ridicularizada mais uma vez", explicou.

Entretenimento