Topo
Entretenimento

Três pizzarias brasileiras estão entre as melhores do mundo; Itália é nº 1

Marguerita, d"A Pizza Da Mooca, eleita uma das melhores pizzarias do mundo - Reprodução/Instagram
Marguerita, d'A Pizza Da Mooca, eleita uma das melhores pizzarias do mundo Imagem: Reprodução/Instagram
do UOL

De Nossa

15/09/2022 16h45

São Paulo pode exibir o título de capital brasileira da pizza — e um dos centros mais prestigiados do prato no mundo. Isso porque a cidade abriga três das melhores pizzarias do mundo, segundo o 50 Top Pizza World, ranking do guia italiano 50 TOP.

Em 77º lugar, surge a primeira brasileira da lista: A Pizza Da Mooca. Em 83º, desponta a Leggera Pizza Napoletana. Finalmente, em 99º lugar, a QT Pizza Bar.

A I Masanielli de Francesco Martucci, em Caserta, na Itália, e Una Pizza Napoletana de Anthony Mangieri, em Nova York, conquistaram os primeiros lugares, seguidas da Peppe Pizzeria de Giuseppe Cutraro, em Paris.

O ranking conta com quarenta pizzarias italianas, 25 do resto da Europa, 15 norte-americanas, quinze asiáticas, quatro na América do Sul e uma na Africa.

O anúncio dos premiados foi feito no Palacio Real de Nápoles, cidade ao sul da Itália considerada a "mãe" da iguaria que conquistou o mundo todo — e hoje é tema até de uma temporada da prestigiada série "The Chef's Table" (Netflix).

Pizza da I Masanielli de Francesco Martucci, em Caserta - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Pizza da I Masanielli de Francesco Martucci, em Caserta
Imagem: Reprodução/Instagram

Em sua primeira edição mundial o guia foi elaborado por Barbara Guerra, Albert Sapere e Luciano Pignataro, que já selecionam há anos as melhores pizzarias do território italiano. "É um guia que, em seu conjunto, vê muitos estilos diferentes de pizza, ainda que o estilo napolitano, clássico e contemporâneo, seja o mestre", diz o comunicado oficial.

Pizza Puglia, da Leggera Pizza Napoletana - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Pizza Puglia, da Leggera Pizza Napoletana
Imagem: Reprodução/Instagram
Pizzas da QT Pizza Bar - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Pizzas da QT Pizza Bar
Imagem: Reprodução/Instagram

Nápoles, depois Nova York, Tóquio e São Paulo são destacadas como as grandes cidades da pizza no mundo em termos de qualidade.

Veja o ranking completo de 50 Top Pizza World 2022.

Brasil se destaca em listas gastronômicas

2022 tem sido um ano de reconhecimento para chefs, restaurantes e receitas "Made In Brazil". Em julho, A Casa do Porco foi escolhido o 7º melhor restaurante do planeta pelo 50Best, a mais prestigiada lista do setor. No mesmo mês, o país teve dois representantes no topo da lista dos melhores sorveterias do mundo. Até o brasileiríssimo pavê surgiu como um dos doces mais gostosos em lista do site Taste Atlas.

Outro produto amado internacionalmente teve um toque brasileiro, quando o Queijo Canastra surgiu como um dos melhores do mundo.

Entretenimento