Topo
Entretenimento

De influencer a ex-repórter da Globo, os famosos que concorrem nas eleições

Marcos Uchôa e Antônia Fontenelle são dois nomes famosos que estarão concorrendo a cargos nas Eleições 2022 - Reprodução
Marcos Uchôa e Antônia Fontenelle são dois nomes famosos que estarão concorrendo a cargos nas Eleições 2022 Imagem: Reprodução
do UOL

Lorraine Perillo e Laysa Zanetti

Colaboração para Splash, em São Paulo

08/08/2022 04h00Atualizada em 10/08/2022 15h56

Faltam menos de dois meses para as eleições de 2022 e mais uma vez devem figurar na lista de candidatos nomes conhecidos dos brasileiros de fora da política. Artistas, jornalistas, esportistas são figuras carimbadas nas disputas, algumas delas já vitoriosas no passado com altíssimas votações, como o humorista Tiririca, que foi o deputado eleito com a maior votação do país em 2010.

Para o pleito de 2022, a lista será engrossada com nomes que ficaram famosos na internet, como o pastor Marcio Poncio e a filha dele, Sarah, que fazem parte de uma das famílias mais seguidas das redes sociais no Brasil. Marcio será candidato a deputado federal, enquanto a filha disputará uma vaga na Assembleia Legislativa do Rio.

Na relação de candidatos, estão nomes famosos pelo trabalho na televisão, disputando às vezes o mesmo cargo por partidos opostos. É o caso de Marcos Uchôa, ex-repórter da Globo; e Antônia Fontenelle, ex-apresentadora da Jovem Pan. Os dois concorrem à Câmara pelo Rio. Ela, pelo PL do presidente Jair Bolsonaro; ele, pelo PSB, que apoia o ex-presidente Lula.

Há ainda os que já vem de tempos na política. Hoje deputado federal, Alexandre Frota (PSDB) concorrerá à Assembleia Legislativa de São Paulo. O ator Mário Frias (PL), que fez "Malhação" e novelas na Record TV, disputa um cargo público pela primeira vez, mas já estava na política, tendo sido secretário da Cultura no governo Bolsonaro.

Marcos Uchôa

Jornalista esportivo, Marcos Uchôa se lançou a deputado federal pelo PSB do Rio. Durante sua carreira no jornalismo, Marcos nunca manteve um contato constante com as redes sociais, mas depois que se lançou à vida política, ele acabou cedendo e criando uma conta no Twitter, na qual divide opiniões sobre esporte e política.

dasdas - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Jornalista Marcos Uchôa iniciará sua vida política em 2022
Imagem: Arquivo Pessoal

"Demorei muito, admito. Entrar no mundo das redes sociais, pra mim, tinha uma mistura de pesar as vantagens reais do encontro, descoberta e convívio com pessoas", comentou.

Marcio Poncio e Sarah Poncio

Representantes de uma das famílias mais famosas da internet, a influenciadora digital Sarah Poncio e o pai, o pastor evangélico Márcio Poncio, concorrerão nas eleições de 2022, ambos filiados ao Pros (Partido Republicano da Ordem Social).

Sarah, com seus 4,7 milhões de seguidores no Instagram, disputará o cargo de deputada estadual no Rio. Com uma conta mais modesta, de 642 mil seguidores, Márcio Poncio será candidato a deputado federal pelo Pros-RJ.

Mario Frias

Secretário especial da Cultura no governo de Jair Bolsonaro, Mario Frias é um nome bem conhecido nas telinhas. Ator, Mario já participou de novelas como "Malhação", "Senhora do Destino", "Floribella" e no curta-metragem "Mater Dei".

Recentemente, o ator filiou-se ao PL (Partido Liberal) e lançou sua candidatura a deputado federal por São Paulo, sendo exonerado do cargo de secretário.

anahha - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Antônia Fontenelle lançará pré-candidatura a deputada federal
Imagem: Reprodução/Instagram

Antônia Fontenelle

Atriz e apresentadora, Antônia é conhecida por suas polêmicas, sendo a mais recente a exposição de um caso envolvendo o estupro da atriz Klara Castanho. Klara, inclusive, está processando Antônia e pede para que a apresentadora retire suas falas sobre o assunto.

Atualmente, Antônia se filiou ao partido Republicanos e se prepara para entrar na vida política e lançar sua candidatura como deputada federal, pelo Rio de Janeiro.

anahha - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Antônia Fontenelle lançará pré-candidatura a deputada federal
Imagem: Reprodução/Instagram

Felipe Folgosi

Ator e roteirista, Felipe estreou sua carreira na minissérie "Sex Appeal" (TV Globo), em 1993. Além da telinha, o ator também dedicou sua vida ao teatro com a peça "Qualquer Gato Vira-lata Tem uma Vida Sexual Mais Sadia que a Nossa", ficando em cartaz por cinco anos.

Na vida política, filiou-se ao PL de Bolsonaro e será candidato a deputado federal por São Paulo.

shduias - Guilherme Machado/UOL - Guilherme Machado/UOL
O ator e cartunista Felipe Folgosi
Imagem: Guilherme Machado/UOL

Netinho

Famoso pela música "Milla", o cantor Netinho ingressou na vida política ainda este ano, após aceitar um convite para se filiar ao PL, partido de Jair Bolsonaro. Apoiador do presidente, Netinho revelou que é pré-candidato a deputado federal pela Bahia.

"Após refletir bastante, decidi aceitar o convite da minha amiga Carla Zambelli e anuncio que sou pré-candidato a Deputado Federal pela Bahia. Eleito, serei um soldado de Jair Bolsonaro na Câmara e defenderei o povo baiano seguindo os valores Deus, Pátria, Família e Liberdade", escreveu Netinho na legenda do post.

dasdas - Reprodução/Twitter - Reprodução/Twitter
Netinho e o presidente Jair Bolsonaro (PL)
Imagem: Reprodução/Twitter

Alexandre Frota

Eleito para a Câmara dos Deputados em 2018 como aliado do presidente Jair Bolsonaro, o ator vai disputar agora o cargo de deputado estadual. Há quatro anos, ele era filiado ao PSL (atual União Brasil), mesmo partido de Bolsonaro, mas migrou para o PSDB ao longo do mandato após uma aproximação com o ex-governador de São Paulo João Doria.

Thiago Gagliasso

Irmão do também ator Bruno Gagliasso, Thiago lançou sua candidatura a deputado estadual pelo PL, no Rio de Janeiro, em março deste ano. Ele é ator e ex-participante do programa "A Fazenda" (Record TV).

dasdas - Reprodução/Instagram  - Reprodução/Instagram
Thiago Gagliasso participou de 'A Fazenda' em 2011.
Imagem: Reprodução/Instagram

Carlinhos Aguiar

Ator e comediante que atuou nas câmeras escondidas do "Topa Tudo Por Dinheiro" e fez parte do Jogo dos Pontinhos, no "Programa Silvio Santos", Carlinhos também fez dois filmes, "Padre Pedro e a Revolta das Crianças" (1984) e "Carrossel: O Filme" (2015). Ele foi demitido do SBT duas vezes: a primeira, em novembro de 2017; a segunda, em outubro de 2020.

Na vida política, Carlinhos filiou-se ao PL de Bolsonaro e será candidato a deputado estadual de São Paulo.

Carlinhos Aguiar no SBT - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Carlinhos Aguiar no SBT
Imagem: Reprodução/Instagram

Entretenimento