Topo
Entretenimento

Delegado-geral de SP: PM do Paraná volta atrás e nega prisão de Cupertino

No dia do crime, o comerciante Paulo Cupertino Matias chegou ao local armado e atirou nas três vítimas que estavam no portão da casa - Reprodução/Instagram
No dia do crime, o comerciante Paulo Cupertino Matias chegou ao local armado e atirou nas três vítimas que estavam no portão da casa Imagem: Reprodução/Instagram
do UOL

Marina Marini e Vinicius Boreki

Do UOL, em São Paulo

28/10/2020 12h23Atualizada em 28/10/2020 20h25

O delegado-geral Ruy Ferraz Fontes, da polícia de São Paulo, esclareceu ao UOL que Paulo Cupertino Matias, acusado de matar o ator Rafael Miguel e os pais dele em 2019, não foi preso hoje no interior do Paraná.

Segundo ele, foi a Polícia Militar do Paraná que voltou atrás na informação. O general João Camilo Pires de Campos, secretário da Segurança Pública de São Paulo, já havia indicado cautela quanto à informação em coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes, na tarde de hoje.

"Por enquanto é informe, e não informação. O que recebi do delegado geral é que ainda buscamos confirmação desse evento. Não está confirmado", disse.

Segundo informações veiculadas hoje mais cedo no SP1, da TV Globo, um homem que seria Cupertino teria sido reconhecido por policiais em uma blitz de trânsito na cidade de Centenário do Sul (PR).

A Polícia Militar do Paraná nega que tenha comunicado a informação da prisão de Cupertino. A PM "esclarece que não existiu a prisão de Paulo Cupertino por parte de equipes policiais militares, bem como não existiu comunicado oficial a nenhum órgão ou instituição de que teria havido tal prisão. Houve um equívoco por parte da autoridade policial de São Paulo ao efetuar tais informações". De acordo com a PMPR, "não pode ter havido confusão sobre uma informação que não foi dita pela PMPR".

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) também se manifestou via assessoria de imprensa por meio de nota. A instituição informou que "não divulgou informações, assim como não confirmou, em nenhum momento, a prisão de Paulo Cupertino. Também não foi feita solicitação de informações ou contato com a Polícia Civil de São Paulo que tratasse de uma suposta prisão", diz.

Já a Polícia Civil de São Paulo (PCSP) reiterou por meio de nota "o respeito às instituições policiais do Estado do Paraná, como a Polícia Civil e a Polícia Militar, ressaltado o espírito de colaboração nos trabalhos desenvolvidos em conjunto entre essas corporações."

No início desta semana, foi descoberto que Cupertino fez um documento falso no PR, utilizando uma certidão de nascimento, a princípio, verdadeira, em nome de outra pessoa. O procedimento foi realizado no Posto do IIPR (Instituto de Identificação do Paraná) conveniado com a Prefeitura do município de Jataizinho.

A investigação em busca do documento falso começou após uma denúncia feita pela Polícia Civil de SP, em agosto.

Além do RG registrado no Paraná, de acordo com a GloboNews, Cupertino também teria tirado um novo CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) na cidade de Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul.

Relembre o caso

O ator Rafael Miguel, que interpretou o personagem Paçoca na novela "Chiquititas", do SBT, e seus pais, João Alcisio Miguel e Miriam Selma Miguel, foram assassinados em junho de 2019, em São Paulo.

Os três foram baleados após terem ido até a casa da namorada do ator de 22 anos, Isabela Tibcherani. O crime aconteceu na Estrada do Alvarenga, no bairro Pedreira, na zona sul da Capital.

O pai da namorada de Rafael, Paulo Cupertino Matias, teria sido o autor dos disparos. Ele era contra o namoro da filha com Rafael.

No mesmo mês, a Justiça decretou a prisão temporária de Cupertino. Um ano depois, o mandado de prisão temporária dele foi convertido em preventiva. Ele é acusado de homicídio triplamente qualificado.

Namorada de ator comenta prisão do pai

Isabela Tibcherani, namorada Rafael Miguel e filha de Paulo Cupertino, chegou a comentar a suposta prisão do pai nas redes sociais. Ela se disse espantada, mas com sensação de alívio ao mesmo tempo.

"Estou processando tudo. Por favor, me deem um tempo. A notícia veio de repente e não estava preparada. Só posso dizer que o sentimento é indescritível, de alívio espanto e paz", escreveu.

Entretenimento