Topo
Entretenimento

Ex-rei da Espanha, Juan Carlos está em Abu Dhabi, diz jornal ABC

07/08/2020 12h01

MADRI/DUBAI (Reuters) - O ex-rei da Espanha Juan Carlos tem se hospedado no Hotel Emirates Palace, em Abu Dhabi, desde que saiu da Espanha em um avião privado, na segunda-feira, em meio a escândalos envolvendo a Arábia Saudita, disse o jornal ABC, na sexta-feira.

Autoridades dos Emirados Árabes Unidos e o Hotel Emirates Palace não responderam imediatamente ao pedido por comentários.

Encurralado por alegações de corrupção, Juan Carlos, 82, anunciou abruptamente sua decisão de deixar a Espanha, na segunda-feira, mas não houve confirmação oficial sobre seu paradeiro, dando início ao jogo internacional de tentar descobrir onde ele estava.

O jornal ABC disse que um avião privado com rota entre Paris e Abu Dhabi fez uma parada em Vigo, cidade espanhola no noroeste, para pegar Juan Carlos, quatro seguranças e uma outra pessoa, na manhã de domingo.

Na chegada ao aeroporto Al Bateen, de Abu Dhabi, o ex-rei e sua comitiva voaram de helicóptero para o estatal Hotel Emirates Palace, segundo o ABC, diário pró-monarquia espanhol.

Um porta-voz do palácio disse que não sabia onde estava Juan Carlos. O advogado do ex-rei não respondeu imediatamente ao pedido por comentários. Seu advogado, o palácio real e o governo recusaram-se a dizer onde estava Juan Carlos.

Alguns veículos de imprensa especularam que Juan Carlos está em um resort de luxo na República Dominicana e outros o colocam em Portugal, onde ele passou boa parte da sua juventude, mas autoridades dos dois países dizem que não têm conhecimento de sua chegada.

Em junho, a Suprema Corte da Espanha abriu uma investigação preliminar sobre o envolvimento de Juan Carlos em um contrato de uma ferrovia de alta velocidade na Arábia Saudita, depois do jornal suíço La Tribune de Geneve publicar que ele recebeu 100 milhões de dólares do falecido rei da Arábia Saudita. A Suíça também abriu uma investigação.

O ex-monarca não está formalmente sob investigação e repetidamente se negou a comentar as alegações.

O advogado disse na segunda-feira que seu cliente estava à disposição dos promotores espanhóis, apesar da decisão de ir embora do país.

Espanha e Abu Dhabi têm um tratado de extradição, assinado pelo próprio Juan Carlos, em 2010.

(Por Nathan Allen e Isla Binnie; Reportagem adicional de Lisa Barrington e Maha el Dahan em Dubai)

Entretenimento