Topo
Entretenimento

Glória aciona meteorologista para convencer Bocardi sobre sensação térmica

Glória Vanique e Rodrigo Bocardi durante Bom Dia SP - Reprodução/TV Globo
Glória Vanique e Rodrigo Bocardi durante Bom Dia SP Imagem: Reprodução/TV Globo
do UOL

Do UOL, em São Paulo

26/05/2020 08h13

A edição de hoje do programa Bom Dia SP ficou marcada por um longo debate em torno da sensação térmica. Diante dos seguidos questionamentos de Rodrigo Bocardi, Glória Vanique acionou até a meteorologista para tentar convencer o apresentador da TV Globo sobre a diferença entre temperatura e sensação térmica.

O assunto veio à tona quando Glória informou que a sensação térmica chegou a 3° C no Mirante de Santana, em São Paulo, na madrugada de hoje. Bocardi então questionou: "sensação térmica, aquela história, para mim é o que o termômetro mede".

Glória então respondeu: "Isso é a temperatura. Sensação térmica é um cálculo que os meteorologistas fazem também levando em conta a velocidade do vento".

Então, seguiu-se o seguinte diálogo:

Bocardi: "Mas quando bate o vento no termômetro ele também não tem a sensação, não mede aquilo que está batendo nele".

Glória: "Ele está guardadinho, tem uma proteção"

Bocardi: "Então ele não mede a realidade já que ele está protegido, é a mesma coisa eu estou dentro da roupa e o meu corpo tem a temperatura de 36°C, 37°C"

Glória: "Uma coisa é a temperatura, outra coisa é a sensação térmica, que é aquilo que a gente sente na pele, Rodrigo".

Bocardi: "E não é o que o termômetro sente? Vou ter que entrar no intensivão com o meteorologista para me convencer disso"

Glória: "Bom, sensação térmica é isso que estou explicando para vocês, é um cálculo que os meteorologista fazem levando em conta também o vento, a sensação que temos na pele que parece que está mais frio do que realmente está na temperatura do termômetro".

Bocardi: "Por que o termômetro não mede a mesma coisa?"

Glória: "Porque não tem a mesma sensibilidade da nossa pele, com o vento. Então vamos lá, vou mandar uma mensagem para a Dani, nossa meteorologista, e assim que ela responder mais alguma informação, eu trago".

Bocardi: "Vamos causar, termômetro é termômetro".

Glória: 'Termômetro mede a temperatura".

Bocardi: "Vocês estão convencidos: eu não".

Depois do debate, a repórter Mariana Aldano foi chamada para transmitir informações sobre o frio e brincou com Bocardi. "Te convido para sair do estúdio e sentir na pele o vento"...

Na volta, o assunto teve continuidade na mesma linha, e Glória disse que já estava em contato com a meteorologista para tentar convencer Bocardi.

Mais tarde, a apresentadora leu uma mensagem da meteorologista, que confirmava as suas explicações.

"Eu dei minhas explicações, vocês viram. Agora a explicação da especialista, a meteorologista: 'A sensação térmica varia de acordo com 3 fatores, velocidade o vento, umidade e atitude. No nosso caso a sensação calculada veio da temperatura do momento, de 11° C, com rajadas de vento de 27 km/h, e agora preste atenção no detalhe: os termômetros de estações meteorológicas ficam fechados em casinhas chamadas abrigos meteorológicos e sofrem pouca influência do vento. A velocidade do vento é medida por outro aparelho, o anemômetro'", explicou Gloria.

Rodrigo ainda aparentemente não se convenceu totalmente da explicação, questionando por que não existia um aparelho único que levasse em consideração todos os fatores.

"Daí você pode dar um pulo lá no Inep e pergunta para quem faz os termômetros", disse Glória, dando risadas.

Bocardi voltou a dizer que ainda não estava convencido, mas ressaltou que o debate faz parte de brincadeiras e provocações que levem os telespectadores a receber mais informações.

"Hoje vão ficar falando: ah, o Rodrigo fica provocando, a Glória nem voltou e ele fica... é aquela coisa. Fico meio receoso de continuar nessa brincadeira porque as pessoas podem não interpretar bem", disse, antes de tentar resumir a sua dúvida: "O questionamento é porque o termômetro não registrar isso (a sensação térmica)?".

Veja a repercussão no Twitter

Entretenimento