PUBLICIDADE
Topo

Elba Ramalho fecha folia do Recife pela 15ª vez e consolida bloco em SP

A cantora Elba Ramalho durante o 41º desfile do Bloco Galo da Madrugada no ano passado - Marlon Costa/Futura Press/Estadão Conteúdo
A cantora Elba Ramalho durante o 41º desfile do Bloco Galo da Madrugada no ano passado Imagem: Marlon Costa/Futura Press/Estadão Conteúdo
Adriana de Barros

Colunista de Música do UOL, onde atuou 20 anos na área de Entretenimento, com coordenação de coberturas em grandes festivais e do Carnaval. É curadora do edital 2020 Natura Musical e integrou o Superjúri 2019 do Prêmio Multishow. Eleita uma das cinco melhores jornalistas musicais do Brasil pelo WME Awards by Music2. Apresentadora do podcast Fala Zé na rádio Energia 97 ao lado de Zé Antônio Constantino e Hélio Cosmo Leite.

do UOL

Colunista do UOL

14/02/2020 14h36

A cantora Elba Ramalho é há muito tempo símbolo do Carnaval. Há 15 anos, ela tem a missão de fechar a folia pernambucana no Marco Zero. E neste ano, Elba comanda pelo terceiro ano consecutivo o bloco Frevo Mulher, em São Paulo.

Acompanhada por uma banda composta por 10 músicos, a cantora fará uma homenagem à capital paulista cantando clássicos do Demônios da Garoa, Titãs, além de frevos famosos e ritmos do Carnaval do Brasil prometem empolgar o folião na tarde de amanhã (14). A concentração está marcada para às 13h30, no Parque do Ibirapuera.

Elba surgirá com um body com pedrarias nas cores da bandeira paulista assinado pelo estilista carioca Alex de Castro.

A cantora conversou com a coluna e contou como se prepara para a maratona momesca e como é comandar uma das mais tradicionais festas do Nordeste.

Adriana: Há 15 anos você é responsável pelo encerramento do Carnaval do Recife no Marco Zero. Nesses anos todos quais momentos você lembra com mais carinho?
Elba Ramalho:
É muito difícil dizer pois o público é sempre maravilhoso. Tanto é que gravei um DVD ao vivo em 2010, lá no Marco Zero. Eu tenho uma lembrança muito especial de 2015, junto com Naná Vasconcelos. Sempre é muito emocionante, sei que o público está cansado depois de tantos dias de festa, mas ninguém fica parado. A energia é contagiante.

Você é uma artista do Carnaval. Com qual folia do Brasil você mais se identifica e por que?
Eu diria que sou uma artista das festas tipicamente brasileiras. Eu canto ritmos autenticamente brasileiros e me identifico totalmente com estes ritmos. No Rio, não existe festa sem samba. Na Bahia, o Axé não deixa ninguém parado. O frevo de Pernambuco é algo que não tem explicação, eu adoro. O boi do Maranhão, as guitarradas do Pará. O Brasil é um imenso manancial de boa música. O carnaval de São Paulo vem crescendo a cada ano, e sou suspeita para escolher apenas uma folia. No meu repertório cabem todos os ritmos, seja no palco ou no trio elétrico, eu quero é cantar, me divertir e levar alegria para todos.

O bloco Frevo Mulher também já se tornou uma tradição em São Paulo. Como você vê o crescimento do Carnaval paulista?
Sim, isto demonstra o quanto as pessoas precisam se divertir e o quanto gostam de carnaval. São Paulo é uma cidade incrível que sabe receber pessoas de todas as partes do Brasil. Era só uma questão de tempo para que o carnaval de São Paulo tivesse o seu devido reconhecimento. Tenho a felicidade de comandar o Trio Frevo Mulher que já se tornou um dos meus momentos preferidos do carnaval. Eu canto "Demônios da Garoa ", Titãs, "Adoniram Barbosa" ; é um cardápio musical incrível em São Paulo.

Você acha que o paulista sabe brincar o Carnaval ou precisa aprender ainda com os nordestinos? Qual dica você daria para eles?
Alguém já disse: Se não fossem os nordestinos, em São Paulo não tinha arranha céu. São Paulo é a cidade de todos os povos, não precisa aprender nada com ninguém. Música é a linguagem universal e não existem regras para se divertir. Respeito mútuo não é uma regra, é uma obrigação. A dica que eu tenho para dar é que brinquem bastante, com segurança e de forma saudável.

Como é sua rotina durante a folia já que está cada dia em um canto do país?
É puxado, costumo dizer que cantar é a parte fácil do meu trabalho. Difícil mesmo sãs as viagens, aeroportos, voos longos e estradas. Cantar é a melhor parte. O público me alimenta a cada show. Tenho muito respeito por alguém que deixa o conforto de sua casa para me assistir.

Como prepara a voz e o corpo para aguentar a maratona?
Procuro manter uma alimentação saudável, pratico yoga , faço aulas de canto e gosto muito de correr na areia da praia. Peguei Chikungunia durante o São João do ano passado, ainda sinto dores nas articulações e vou para o sacrifício em determinadas situações. Mas tudo vale a pena, quando você tem uma plateia querendo participar, cantar e dançar.

Como será seu 2020 após o Carnaval? Prepara algo inédito?
Depois do carnaval eu vou tirar duas semanas para descansar e ficar com a família. Já tenho uma agenda intensa de shows e vou lançar um DVD que foi gravado no São João , em Campina Grande. Tenho planos de lançar algo inédito sim, bons projetos não me faltam, só preciso escolher e arrumar tempo. No momento, o meu foco é no carnaval.

Veja abaixo a agenda de Elba no Carnaval 2020

Dia 15 de fevereiro - Sábado
Das 13h30 ás 15h30 em São Paulo: Elba comanda o Trio Frevo Mulher no Parque do Ibirapuera
23h30 em Recife - Elba faz show no Baile Municipal do Recife que abre oficialmente o Carnaval da cidade

Dia 16 de Fevereiro em João Pessoa-PB - Domingo
20h - Elba arrasta multidão em seu trio no Bloco As Virgens de Tambaú

Dia 22 de fevereiro - Sábado de Zé Pereira
9h - Elba em seu trio encara sete horas de desfile cantando, frevando e botando todo mundo pra dançar no tradicional Clube de Máscaras Galo da Madrugada nas principais ruas do Centro do Recife.
Meia-noite - show no palco principal do frevo na cidade de Goiana - PE

Dia 23 de fevereiro - Domingo
14h - em Olinda (PE) show no Carvalheira na Ladeira
23h - show no Polo de Casa Amarela em Recife

Dia 24 de fevereiro - Segunda-feira
16h - Show na cidade de Bezerros-PE

Dia 25 de fevereiro no Marco Zero em Recife e Paudalho- PE
16h - show na cidade de Paudalho-PE
Meia-noite - Elba pela décima quinta vez consecutiva encerra o tradicional Carnaval do Recife com show especial celebrando seu debut com direito a surpresa para o público.

Dia 29 de fevereiro Rio de Janeiro - Sábado
22h - Elba faz show no Camarote Folia Tropical na Marquês de Sapucaí

Entretenimento