PUBLICIDADE
Topo

As verificações da semana

14/02/2020 10h15

Rio de Janeiro, 14 Fev 2020 (AFP) - Veja a seguir a seleção das principais verificações da AFP nesta semana:

1 - LULA É HOMENAGEADO PELA PREFEITURA DE ROMA

Publicações e artigos compartilhados milhares de vezes em redes sociais afirmam que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi homenageado pela Prefeitura de Roma no último dia 12 de fevereiro com o tributo "Loba Capitolina". A alegação é falsa. Apesar de estar na Itália, Lula não recebeu a homenagem este ano, mas em 2015.

http://u.afp.com/LulaRoma

2 - BOLSONARO ELOGIA SUPOSTO CHEFE DE MILÍCIA

Publicações compartilhadas milhares de vezes em redes sociais afirmam que o presidente Jair Bolsonaro já elogiou Adriano da Nóbrega, apontado como chefe de milícia investigada no caso da morte da vereadora Marielle Franco e morto em confronto com a polícia no último dia 9 de fevereiro. A alegação é verdadeira. Em discurso na Câmara dos Deputados em outubro de 2005, Bolsonaro chamou Da Nóbrega de "brilhante oficial".

http://u.afp.com/BolsonaroAdriano

3 - CHINA QUER MATAR 20 MIL PACIENTES DO CORONAVÍRUS?

Um texto que afirma que o governo chinês solicitou a aprovação da Suprema Corte para matar mais de 20.000 pacientes contaminados pelo novo coronavírus, em um esforço para conter a crescente epidemia, foi compartilhado nas redes sociais desde o início de fevereiro. No entanto, esta alegação é falsa: o artigo foi publicado em um site que costuma produzir peças de desinformação, e a China não fez tal anúncio.

http://u.afp.com/EutanasiaCoronavirus

4 - DESAFIO QUEBRA-CRÂNIOS DEIXA VÍTIMA

Publicações compartilhadas milhares de vezes em redes sociais garantem que o jovem que cai em um vídeo de uma brincadeira viral, conhecida como "quebra-crânios", sofreu um traumatismo craniano. Como consequência, ele estaria internado em uma Unidade de Terapia Intensiva, ou teria falecido. Ambas as alegações são falsas. Apesar de ter sofrido um forte golpe, o jovem não teve complicações de saúde, como contaram à AFP sua família e escola.

http://u.afp.com/QuebraCranios

5 - VÍDEO MOSTRA MORTOS PELO CORONAVÍRUS

Um vídeo, visualizado mais de 400 mil vezes em diversos idiomas, circula nas redes sociais como se mostrasse pessoas contaminadas pelo novo coronavírus na China. A alegação é falsa: os jovens vistos nas imagens são estudantes sul-africanos que participavam de uma simulação escolar.

http://u.afp.com/CoronavirusPacientes

6 - IBRAHIMOVIC DIZ SER TRÊS VEZES MELHOR DO QUE CR7

Publicações compartilhadas milhares de vezes nas redes sociais desde que Zlatan Ibrahimovic assinou com o AC Milan no início de 2020 asseguram que o atacante sueco disse ter escolhido a camisa 21 por se considerar "três vezes melhor do que Cristiano Ronaldo", que usa a número 7. Entretanto, essas declarações não aparecem publicamente em nenhum local e o próprio Zlatan assinalou que o novo número da camisa foi escolhido por seu filho mais velho.

http://u.afp.com/IbrahimovicCR7

afp/cb

Entretenimento