Topo

Atriz raspa cabeça para filme da Netflix: "Cabelo não faz a mulher"

A atriz Arianne Botelho antes e depois de raspar a cabeça Imagem: Montagem/UOL/Carlo Locatelli/Sher Santos

Paulo Pacheco

Do UOL, em São Paulo

22/01/2020 04h00

O ano começou diferente para a atriz Arianne Botelho. Em sua primeira publicação no Instagram, ela apareceu sem os cabelos longos que usou em alguns de seus trabalhos mais conhecidos, como as novelas A Lei do Amor e Malhação e a série Segredos de Justiça, todas na Globo. Ela precisou raspar a cabeça para um novo trabalho e se sentiu liberta com a mudança radical.

Arianne Botelho se despiu da vaidade para viver Aninha, sua personagem no filme Tudo Bem no Natal que Vem, lançamento da Netflix para o segundo semestre. A atriz não pode detalhar a história, mas a comédia, que também tem no elenco Leandro Hassum, Danielle Winits, Rodrigo Fagundes e Louise Cardoso, tem como objetivo emocionar o público com uma mensagem de esperança.

Relacionadas

Arianne Botelho com a cabeça raspada Imagem: Sher Santos
"Soube que iria raspar o cabelo assim que passei no teste. Dá aquele susto, né? Desde quando decidi ser atriz, lá pelos 14 anos, quando comecei a fazer teatro, as pessoas sempre perguntavam: 'Se você precisar raspar a cabeça, você faria?'. E eu respondia: 'Raspo, sem problema nenhum'. Mas não sabia nem se iria acontecer! Era uma resposta tão genérica que nem me coloquei nessa situação. Gelei. Conversei muito com a minha terapeuta e com pessoas em quem confio, com meus pais, e todos eles me incentivaram: 'Vai, porque vai ser um passo muito importante na sua carreira'", conta Arianne ao UOL.

A equipe de produção do longa-metragem chegou até a produzir uma careca artificial para Arianne, mas atriz avisou que estava decidida a mudar o visual de verdade: "Quando raspei e me vi, eu chorei, mas de emoção. Eu me vi ali, não me perdi por causa do cabelo que foi embora. Eu me achei de verdade. É como se eu tivesse deixado uma parte minha para uma nova Arianne surgir, uma Arianne mulher, atriz".

A atriz ainda procura uma instituição que fabrica perucas para pessoas com câncer para doar seus fios. Um mês após a transformação, a atriz ainda se sente à flor da pele, mas se acostumou com o cabelo curtíssimo e diz que pretende manter o estilo.

"Meu primeiro banho foi muito engraçado, comecei a rir porque a água batia na cabeça, que estava muito sensível. Senti cócegas na careca! Tinha vício de fazer nós no meu cabelo, agora passo a mão na cabeça, porque o cabelo está nascendo e fica espetando, é gostoso", afirma.

Arianne Botelho com a equipe que raspou sua cabeça para o filme Tudo Bem no Natal que Vem Imagem: Reprodução/Instagram/arianne.botelho

"Cabelo não faz a mulher"

A decisão de raspar os cabelos mexeu com as partes física e psicológica da atriz de 26 anos, que passou a usar protetor solar também na cabeça e tem equilibrado a alimentação. Durante o processo de aceitação, ela seguiu blogueiras carecas que a fizeram aguçar seu amor-próprio.

"É como se eu fosse uma plantinha nascendo. É um processo que pode parecer pequeno, mas é muito forte para quem vive. É uma descoberta todos os dias. Estou aprendendo a me cuidar mais, cuidar do corpo, da saúde, tudo por causa de um cabelo raspado. Foi muito simbólico ter acontecido comigo logo na virada desse ano. O padrão do cabelo grande já ficou para trás. Não é isso que faz uma mulher. É o que ela tem por dentro, a personalidade, o que tem a oferecer a si própria", analisa.

A sociedade cobra muito uma estética da gente, um cabelo, grande, bonito e brilhoso, uma maquiagem, um porte. Nós, mulheres, somos muito cobradas para sermos bonitas, para ter a beleza e o corpo ideais. Por mais que estejamos quebrando esses paradigmas, isso ainda é forte dentro de nós. Tenho entrado cada vez mais no movimento feminista, sou uma mulher feminista, e o padrão não tem que existir, porque cada mulher tem sua própria beleza. Essa careca só me deu mais essa confirmação.

Elenco do filme Tudo Bem no Natal que Vem, da Netflix Imagem: Reprodução/Instagram/camisalistradafilmes

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Atriz raspa cabeça para filme da Netflix: "Cabelo não faz a mulher" - BOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao BOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Entretenimento