Topo
Entretenimento

Carisma e músculos trincados: ex-BBBs brilham no mundo do fisiculturismo

Vanessa Mesquita, Jaque Khury e Tatiele Polyana - Reprodução/ Instagram
Vanessa Mesquita, Jaque Khury e Tatiele Polyana Imagem: Reprodução/ Instagram
do UOL

Rafael Godinho

Do UOL, no Rio

07/12/2019 04h00

Resumo da notícia

  • Ex-BBBs investem no corpo para atuar no mercado fitness
  • As ex-participantes do Big Brother Brasil Jaque Khury, Vanessa Mesquita e Tatiele Polyana se destacam em campeonatos de fisiculturismo
  • Mulheres contam como é a rotina de uma competidora no mundo fitness
  • Ex-BBBs revela não ganhar muito dinheiro com os concursos e sim com a exposição na mídia que eles proporcionam
  • Os troféus servem para valorizar o cachê das ex-sisters em anúncios publicitários e em presenças VIPs em feiras fitness

Desde que o primeiro Big Brother Brasil foi ao ar, em 2002, na Globo, mais de 200 ex-participantes vêm disputando espaço na mídia e lutando para obter sucesso. Com o mercado artístico já saturado de ex-integrantes de reality show, alguns decidiram investir no ramo fitness. O UOL conversou com Jaque Khury (BBB 8), Vanessa Mesquita (campeã do BBB 14) e Tatiele Polyana (BBB 14), que participam de eventos e campeonatos, em diferentes modalidades de fisiculturismo.

Jaque Khury, que já declarou ter entrado no BBB para posar nua e ficar famosa, é atleta pró da WBFF (World Beauty Fashion Fitness), que preza pela beleza e o estilo, além do corpo musculoso. "Eles levam em conta presença de palco e carisma", detalha a ex-BBB, que competiu duas vezes. A primeira vez foi nos Estados Unidos, quando ganhou o primeiro lugar na categoria musa fitness.

"Usei essa competição como meta. Tinha engordado 28 quilos na minha gravidez do Gael e comecei a emagrecer e a me empolgar com os resultados. Escolhi competir fora do Brasil, porque lá ninguém me conhece e acho que o resultado seria mais justo. Minha segunda competição foi no mundial no Canadá e fiquei no top 10", gaba-se.

O antes e o depois de Jaque Khury - Reprodução/ Instagram - Reprodução/ Instagram
O antes e o depois de Jaque Khury
Imagem: Reprodução/ Instagram
Os vencedores dos concursos fitness, geralmente, não costumam receber prêmios em dinheiro. O troféu serve como mérito para valorizar o passe do profissional em contratos publicitários e presenças VIP em eventos na área.

Apesar do corpo escultural, Jaque afirma não fazer nenhuma dieta radical e diz que só pega pesado próximo de alguma competição. Ela conta, ainda, que não restringe nenhum alimento e que come tudo o que deseja, mas com equilíbrio.

"Não gosto de fazer dieta muito radical, não sou neurótica. Adoro sair com meu filho e comer uma batatinha frita, tomar um vinho com o namorado. Eu, que treino o ano inteiro, não tenho muita dificuldade. Como a modalidade que escolhi não pede corpo muito musculoso, não foi tão difícil de atingir a meta", explica.

Jaque Khury - Reprodução/ Instagram - Reprodução/ Instagram
Jaque Khury
Imagem: Reprodução/ Instagram
A ex-sister comemora só receber elogios a seu corpo, tanto nas redes sociais quanto em casa. Segundo ela, o namorado, o delegado de polícia Renzo Zorzi, também curte musculação, e um incentiva o outro a treinar.

"Graças a Deus quase não sou atacada pelos haters. Sempre tenho respostas positivas dos meus seguidores. Meu 'namorido' treina também e acha legal corpo mais forte. Não tem como dizer se o músculo ajuda ou atrapalha. O importante é você estar bem consigo mesma", conclui.

Medidas Jaque Khury

Altura: 1,67m

Peso 68 kg

Quadril: 102 cm

Cintura: 70 cm

Busto: 92 cm

Coxa: 58 cm

Vanessa Mesquita - Reprodução/ Instagram - Reprodução/ Instagram
Vanessa Mesquita é campeã no Big Brother Brasil 14 e nos concursos fitness
Imagem: Reprodução/ Instagram
Já Vanessa Mesquita (campeã do BBB 14), que formou o casal #clanessa, com Clara Aguilar, na atração global, compete na categoria wellnees, uma das mais populares no mercado para mulheres que fazem musculação e buscam entrar em competições. A ex-BBB pratica a modalidade há dez anos e concorda com Jaque sobre o não enriquecimento no fisiculturismo.

"A gente ganha patrocínio, visibilidade e o dinheiro vem das publicidades decorrentes", reforça a estudante de medicina veterinária, que restringe bem sua alimentação quando vai competir. "Às vezes, corto até alimentos saudáveis para conseguir atingir meu objetivo. Exige muito cuidado, pois posso ficar com a imunidade baixa e fraca", admite.

Mas, no dia a dia, Vanessa revela que tem certa dificuldade em fazer dieta. "Procuro me alimentar de forma saudável. Mas, como estou na faculdade, acabo comendo mais com o estresse e o cansaço. Tento manter nutrientes de que o meu corpo precisa. Até quando vou 'jacar', como mais arroz, feijão e outros alimentos ricos. Quando quero dar uma secada, procuro um médico especialista", conta.

O antes e o depois de Vanessa Mesquita - Reprodução/ Instagram - Reprodução/ Instagram
O antes e o depois de Vanessa Mesquita
Imagem: Reprodução/ Instagram
A única coisa que a incomoda em seu corpo, segundo ela, são as celulites. Vanessa toma bastante chá para tentar eliminar as marcas indesejadas na pele. "Tenho perna grossa e não adianta, se engordo um pouquinho, aparecem as celulites", revela.

A campeã do BBB 14 também diz não sofrer ataques dos haters pelos músculos saltados e tem o apoio do namorado, o chef Martin, para malhar. "Meu público é muito legal. Mesmo quando meus seguidores não concordam com alguma coisa, eles vêm educadamente me falar. No caso do meu namoro, ajudou, porque os dois gostam de treinar. Esse ditado de que os opostos se atraem não funciona comigo", brinca.

Medidas Vanessa Mesquita

Altura: 1,64m

Peso: 66 kg

Quadril: 102 cm

Cintura: 68 cm

Busto: 89 cm

Coxa: 59 cm

O antes e o depois de Tatiele Polyana - Reprodução/ Instagram - Reprodução/ Instagram
O antes e o depois de Tatiele Polyana
Imagem: Reprodução/ Instagram
Tatiele Polyana (BBB 14) teve êxito como modelo fitness nos concursos Arnold Model Search, no Brasil, do que ela foi campeã, e no Arnold Model Search, em Ohio, nos Estados Unidos, ficando em segundo lugar. No WBFF Worlds Diva Bikini, em Las Vegas, nos Estados Unidos, ela ficou entre as cinco finalistas e ganhou como melhor traje da noite. No WBFF Worlds Diva Bikini, nas Bahamas, Poly foi campeã.

Ao contrário das outras duas ex-BBBs, Tatiele diz ter uma rotina intensa de treino. "Malho duas horas, todos os dias, e tenho profissionais que me ajudam como coach, personal e endocrinologista. Fora isso, começo com uma dieta específica três meses antes de cada concurso. Uma dieta para ganho de massa e, 30 dias antes do concurso, faço dieta para secar", justifica.

Tatiele Polyana  - Reprodução/ Instagram - Reprodução/ Instagram
Tatiele Polyana diz ter aprendido a ignorar as críticas ao seu corpo
Imagem: Reprodução/ Instagram
Já com o cardápio, a loirinha é moderada. "Em época de preparação, é doce zero. Somente pasta de amendoim quando dá vontade absurda de açúcar. Mas, no dia a dia, como normalmente. Faço dieta de segunda a sexta-feira e, no fim de semana, como de tudo. Me permito, não sou noiada nem a louca da dieta. Sou bem flexível", define-se.

Tatiele já sofreu ataques de haters a criticando pelo corpo definido, mas afirma não ter se abalado com as críticas. "Às vezes, quando estou encorpada ou 'rasgada' demais, sempre tem aqueles que falam mal, mas eu não ligo. Já me acostumei", garante ela, que conta com o apoio do noivo para levantar pesos, o empresário Fernando Gonçalves Urbano.

Medidas Tatiele Polyana

Altura: 1,78m

Peso: 68 kg

Quadril: 98 cm

Cintura: 66 cm

Busto: 88 cm

Coxa: 58 cm

Entretenimento