Topo

Fim de ano na TV promete ser o mais modesto dos últimos tempos

Dwayne Johnson e Vin Diesel em "Velozes e Furiosos 8", franquia sempre em destaque na grade da Record TV  - Reprodução
Dwayne Johnson e Vin Diesel em "Velozes e Furiosos 8", franquia sempre em destaque na grade da Record TV Imagem: Reprodução
Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. colunaflavioricco@uol.com.br

do UOL

Colunista do UOL

13/10/2019 00h06

Houve um período em que todas as TVs não poupavam esforços na montagem da sua programação especial de fim de ano, em um trabalho que se estendia também para os meses de janeiro e fevereiro.

Havia dinheiro para isso, bom lembrar, e muito interesse em surpreender público e mercado.

Só que se as dificuldades aumentaram e a vontade de fazer também diminuiu na mesma proporção.

Assim, sem se dar nem ao menos ao trabalho de pensar, a maioria toca a bolinha de lado. Recorre a reprises, coisas gravadas, musicais, além de programas e os filmes de sempre. "Velozes e Furiosos", com certeza, deve vir por aí.

Observando a movimentação atual, com base no que é divulgado, talvez a Globo seja a única em condições de furar o bloqueio e ao menos tentar apresentar algo diferente.

O fato é que para a televisão, no geral, em termos de investimento em grade, este será o mais econômico fim de ano dos últimos tempos.

E o próximo, pelo andar da carruagem, não deve ser muito diferente.

Malu Falangola será uma garota de programa na novela da Record - Divulgação/TV Globo
Malu Falangola será uma garota de programa na novela da Record
Imagem: Divulgação/TV Globo

Casa nova

Após cinco trabalhos seguidos na Globo, entre eles "O Tempo Não Para", Malu Falangola fará sua primeira novela na Record, "Amor Sem Igual", de Cristianne Fridman.

A personagem é uma ambiciosa garota de programa, Ioná, que atua no Privê Sampa Clube.

Externas

A propósito de "Amor Sem Igual", o chamado núcleo das garotas de programa terá cenas na avenida Paulista e na rua Oscar Freire.

Esses pontos constam nos primeiros capítulos da novela.

Aos poucos

Alguns profissionais do "Domingo Show" foram remanejados para outros programas da Record, afastando assim possibilidade de cortes.

Mas a informação é que, a partir da chegada da Sabrina Sato e da produtora Floresta, muita coisa deverá mudar.

Spin-off

A Globo iniciou em estúdio, no Rio, as gravações da série "As Five", derivado de "Malhação: Viva a Diferença", que terá 12 episódios.

Trabalho sob encomenda para a Globoplay.

Basquete

Na próxima terça-feira, às 20h, Corinthians e São Paulo se enfrentam pela primeira rodada do NBB em jogo com transmissão exclusiva da ESPN.

A partida vai acontecer no ginásio Wlamir Marques, casa do Corinthians.

Caco Barcellos comanda o Profissão Repórter na Globo - Ramon Vasconcelos/Rede Globo
Caco Barcellos comanda o Profissão Repórter na Globo
Imagem: Ramon Vasconcelos/Rede Globo

Bronca

Os leitores têm razão quando afirmam que o "Profissão Repórter", do Caco Barcellos, e o "Conexão Repórter", de Roberto Cabrini são ótimos programas.

O problema de um e de outro é o horário de exibição. Por que tão tarde?

Copacabana

Gravada integralmente no Rio, a série "Todas as Mulheres do Mundo", com Emílio Dantas e Sophie Charlotte, que homenageia a obra de Domingos Oliveira, tem Copacabana - reduto do dramaturgo - como o coração das cenas.

Ao todo, 71 locações externas estão sendo usadas pela equipe de produção da Globo, representando 60% das gravações. "Todas as Mulheres do Mundo" ainda não tem data de estreia definida.

Cinema

Em "Cedo Demais", comédia dirigida por José Lavigne, com filmagens no Rio, Thati Lopes vive a protagonista. Ela se casa com Narciso, personagem de Kayky Britto, que morre no dia da solenidade. Após a fatalidade, a viúva começa a ser disputada pelos dois melhores amigos do falecido: André e Lucas, interpretados por Yuri Marçal e Vitor Thiré, respectivamente.

Contramão

Na contramão do festival de reprises promovido pelos canais esportivos da TV paga em dezembro, a ESPN promete uma programação muito forte, "repleta de eventos ao vivo" entre Natal e Ano Novo, com destaque para jogos da Premier League, NBA e NFL.

Nos últimos dois anos, essa semana rendeu audiência recorde para a ESPN, justamente por causa dos jogos ao vivo. Nesse período a concorrência reprisa muitos eventos, já que a maioria dos campeonatos está em férias, incluindo o futebol brasileiro.

Programa de Samantha Schmütz estreia quarta temporada no BIS - Priscilla Schmütz
Programa de Samantha Schmütz estreia quarta temporada no BIS
Imagem: Priscilla Schmütz

Nova temporada

A atriz, comediante e cantora Samantha Schmütz estreia, no dia 24 de novembro, às 23h30, a quarta temporada de "Samantha Canta", no canal BIS.

No programa, ela homenageia grandes nomes da música nacional e internacional e, nesta temporada, dará voz às canções de Djavan, Marina Lima e Stevie Wonder.

Bate-Rebate

* Nesta segunda-feira, às 20h, a TV Aparecida estreia o "Prosa de Amigos", com apresentação de César Galones...

* ...A produção é mais uma aposta da emissora no segmento sertanejo.

* A terceira temporada de "Gigantes do Surfe" estreia no canal OFF no dia 17, às 22h, com uma cobertura da cena do surfe de ondas gigantes...

* ...Como fio condutor, a trajetória do surfista Carlos Burle, apresentador e produtor do programa.

* Ivete Sangalo já é aguardada nas gravações do "Show da Virada", dia 19 de novembro, nos Estúdios Globo.

* Bruno Kott está na segunda temporada da série "A vida secreta dos casais", que estreia hoje na HBO...

* ... Na trama, Bruno interpreta um biólogo que estuda e planta maconha com fins medicinais, e se envolve com Sofia, personagem de Bruna Lombardi, 20 anos mais velha.

* ...Em tempo: Roberto Birindelli faz participação especial em "A Vida Secreta dos Casais", e também marca presença em "Irmãos Freitas", a partir do dia 20 no canal Space.

* Após "Topíssima", Ivan Rios fechou para "Amor Sem Igual" e fará Olavo, um motoboy no Mercado Municipal que também trabalha como garçom na boate Sampa Clube.

* O Teatro Prevent Senior, em São Paulo, nos dias 19 e 20, vai receber o trigésimo sétimo encontro nacional de dança, sob curadoria da Maria Pia Finócchio...

*...Mais de 20 companhias irão se apresentar no palco em variadas modalidades de dança.

*Colaborou José Carlos Nery

Entretenimento