Topo
Entretenimento

"BBC" é acusada de racismo por paródia de Meghan Markle

24/06/2019 13h45

Londres, 24 jun (EFE).- A emissora pública britânica "BBC" estreou na noite de domingo o programa humorístico "Tonight with Vladimir Putin", no qual uma paródia de Meghan Markle, mulher do príncipe Harry, lhe rendeu acusações de racismo.

O espaço criou através de tecnologia 3D um avatar de Meghan que, segundo informou a imprensa local, provocou indignação de alguns espectadores por ter a pele escura demais e gestos inadequados.

Alguns usuários do Twitter escreveram mensagens pedindo a retirada do programa, que estreou ontem na "BBC 2".

O avatar de Meghan Markle tinha uma atitude petulante e reforçou, entre brincadeiras, a suposta relação ruim com a cunhada Kate Middleton.

Além disso, pessoas do público perguntaram à falsa Meghan sobre a relação com seu pai, que não compareceu ao seu casamento com o neto da rainha Elizabeth II, e com sua meia-irmã Samatha, que lhe criticou publicamente em várias ocasiões, perguntas que não quis responder.

Segundo afirmou a atriz e comediante Gbemisola Ikunelo, que dá voz à personagem, a ideia é fazer humor a partir do ridículo "que representa os boates em torno da duquesa sobre comportamentos assim, porque "qualquer pessoa que a conheça", sabe que sua atitude é totalmente contrária, "sempre amável e sorrindo".

Por sua vez, um porta-voz da emissora afirmou que "os espectadores claramente reconhecerão esta atuação como uma paródia com um alto sentido da ironia, no contexto de um programa que zomba de uma ampla gama de figuras públicas e da percepção pública que se tem delas.

Esta não é a primeira vez que a "BBC" é envolvida em uma polêmica destas caraterísticas. Há pouco mais de um mês, o jornalista Danny Baker foi demitido depois de publicar uma mensagem na qual fazia referência ao nascimento de Archie, o primeiro filho dos duques de Sussex, com a foto de um chimpanzé.

Baker, de 61 anos, era apresentador de um programa aos finais de semana na emissora de rádio "5 Live" e foi criticado pelo que alguns interpretaram como uma ofensa à origem racial de Meghan, cuja mãe, Doria Ragland, é negra. EFE

Entretenimento