Topo
Entretenimento

Maria Flor, o sofisticado autoral do Fôrno

Maria Flor, do Fôrno - Urban Taste - Divulgação
Maria Flor, do Fôrno - Urban Taste Imagem: Divulgação
do UOL

Luciana Mastrorosa

Colaboração para Urban Taste, em São Paulo

19/06/2019 20h09

O Fôrno, no centro de São Paulo, é conhecido por oferecer um dos melhores pastramis da cidade, de produção artesanal e que exige longas horas de preparo. Agora, além desse ícone nova-iorquino e das boas pizzas de massa de produção caseira, o restaurante moderninho oferece drinques autorais assinados pelo bartender Wagner França, à frente do bar.

Veja também:

Veja onde provar sanduíches de pastrami como os de Nova York em São Paulo
Hypnotic Brass Ensemble em SP: "o movimento do povo não será interrompido"
Seis restaurantes para celebrar a imigração japonesa no Brasil

Dentre as criações que estão há poucos meses na nova carta, Maria Flor é um dos destaques, com base de cachaça, complementado com cynar, licor de jabuticaba feito na casa, cointreau (licor de laranja) e limão. "Analisei bastante o público daqui para criar os coquetéis e a cachaça está em alta, hoje em dia é bem mais aceita e valorizada. Maria Flor tem um perfil parecido com o do rabo de galo, mas mais sofisticado", diz Wagner. "Além disso, procurei pensar em drinques que não competissem com os sabores marcantes dos pratos do cardápio, como o pastrami, que é o carro-chefe daqui", afirma.

O bartender também inovou em outros coquetéis, como o Ginger Foundation, com conhaque, gengibre, limão e ginger ale, finalizado com manjericão, ou, ainda, o The Pádua, com base de gin nacional, carpano biano e aperol. A carta conta ainda com uma seleção de Negroni e de Gin Tônica, dois drinques que parecem não sair mais de moda na cidade.

Para acompanhar as bebidas, além do tradicional pastrami (que vem servido como sanduíche, com pão de campanha, maionese de mostarda e picles de pepino, mais uma generosa porção de fritas), há outras opções para provar, como o steak tartare, com carne picada na ponta da faca, cebola, picles, mostarda, azeite, gema de ovo caipira, com pão artesanal. O Chilli Cheese Dog vem montado no pão com linguiça da casa, com chilli, cheddar, sourcream, cebolinha e picles de jalapeño, numa pegada mais tex-mex, com sabores picantes.
As pizzas, de tamanho individual, se destacam pelo sabor da massa e recheios que pendem para o tradicional, como calabresa, marguerita, três queijos (scamorza, grana padano e gorgonzola dolce) e prosciutto (molho de tomate da casa, queijo scamorza, rúcula, presunto cru, raspas de limão e grana padano).

Não saia sem provar o ótimo pudim de leite na latinha, o mesmo que faz sucesso na hamburgueria Holy Burger, dos mesmos sócios do Fôrno. Ele é desenformado na hora, na frente do cliente, depois de ser assado na latinha de leite condensado, com uma calda deliciosa. Se preferir, há ainda outras invenções, como o Salt Caramel, massa de pizza coberta com doce de leite e pitadas de sal, ou a tradicional mousse de chocolate meio amargo.

Vai lá:

Rua Cunha Horta, 70 - Consolação - São Paulo/SP
Terça a quinta, das 12h às 16h e das 19h às 00h
Sexta, das 12h à 0h
Domingo, das 12h às 23h
Mais informações no site.

Aprenda a fazer:

Maria Flor, do Fôrno
Ingredientes:
50 ml de cachaça envelhecida
40 ml de cynar
30 ml de licor de jabuticaba artesanal
10 ml de cointreau
10 ml de suco de limão taiti
Pedras de gelo a gosto
Zest de limão siciliano para decorar

Modo de preparo:
Misture todos os ingredientes num recipiente com pedras de gelo.
Coe sobre um copo previamente gelado, sem o gelo.
Decore com zest de limão siciliano.

Entretenimento