Nº de assinantes cai, mas tempo gasto com TV paga cresce no país
Parece paradoxal, mas não é: nos últimos cinco anos a TV paga perdeu quase 3 milhões de assinantes, mas sua audiência não caiu. E seu consumo, pelo contrário, até cresceu.
Em 2014 o tempo diário ocupado pelo assinante com a TV paga era de 3h03min. Cinco anos depois o tempo passou para 3h23min --11% a mais.
No ano passado, esse índice era de 3h09 minutos.
Entre janeiro e maio deste ano a TV paga cresceu 5% na comparação com o mesmo período no ano passado. Se comparado com 2014, a subida foi de 18%.
Em outras palavras, mais gente está deixando de assinar TV paga, isso é fato, mas os clientes que tem essa mídia ainda dedicam a ela boas horas todos os dias.
Na comparação de primeiros trimestres, a audiência dos canais pagos cresceu 13% na comparação com o mesmo período em 2014.
Todos os dados acima se referem à medição nas 15 maiores regiões metropolitanas do país mensuradas pela Kantar Ibope Media, o chamado Painel Nacional de Televisão (PNT)..
É importante usar 2014 como fator de comparação porque foi o ano em que a TV por assinatura do Brasil beirou os 20 milhões de assinantes. Com o fracasso e o fiasco do Brasil na Copa em terra natal, desde então só houve queda no número de assinantes.
Ricardo Feltrin no Twitter, Facebook e site Ooops