Topo
Entretenimento

Iza explica "Brisa": "Não estou falando de maconha, e sim de positividade"

Iza nas gravações de "Brisa", em Guarujá (SP) - Divulgação
Iza nas gravações de "Brisa", em Guarujá (SP)
Imagem: Divulgação
do UOL

Renata Nogueira

Do UOL, em São Paulo

18/04/2019 18h20

"Brisa" é o nome do novo single de Iza. Lançada hoje nas plataformas digitais, a música também ganhou um clipe que traduz o som, inspirado no reggae e na Jamaica. A faixa é a primeira que não faz parte de "Dona de Mim", disco que saiu há um ano, mas não marca necessariamente o fim dessa fase para ela.

"'Brisa' foi uma música que fizemos no início do ano e que eu já estava louca para mostrar pra todo mundo. Não foi pensando em uma nova era, mas posso dizer que ela com certeza faz parte de uma sonoridade que eu tenho escutado muito ultimamente", explica Iza ao UOL, por telefone, minutos antes de cantar a música pela primeira vez para o público em um quiosque na praia no Rio.

A vibe suave e praiana bebe em várias fontes, e surgiu de um período de repouso que Iza passou em casa, no início do ano, após operar o joelho. "Tenho escutado muita coisa jamaicana, muita música nigeriana, afrobeat, afrojazz, umas coisas bem diferentes, e - claro - reggae, que é uma coisa que eu escuto desde muito nova. Isso tem me inspirado muito a misturar essas sonoridades com coisas que eu já amo fazer no pop."

Que brisa é essa

Mas que brisa é essa? "É uma vibe de 'fod*-se'. De você estar com a sua galera, foi bem essa a ideia. A mensagem dessa música é se jogar, relaxar, estar com os amigos, estar com quem você gosta. Aproveitar a vibe e dar valor a isso, a momentos como esse", reforça a cantora. "Estar com a minha família, com os meus amigos, fazer churrasco, ficar de boa na praia é o que eu mais gosto de fazer na minha folga. E foi muito legal fazer isso musicalmente."

Iza durante as gravações do clipe de "Brisa" - Divulgação - Divulgação
Iza no clipe de "Brisa"
Imagem: Divulgação

Sobre a possível relação que parte do público pode fazer com o efeito do uso de maconha, Iza diz que não foi realmente a intenção. "Não estou falando de maconha, estou falando de brisa, de positividade. Cada um entende da forma que quiser. Como que você fica numa boa", explica. Apesar disso, diz não ver problema algum cantar sobre o tema. "Eu lancei 'Bateu' no 'Dona de Mim' e já falava sobre isso. É zero tabu falar sobre isso."

Iza trata o lançamento de "Brisa" sempre no plural. A música é uma composição dela com o marido, o produtor Sérgio Santos, e os parceiros de longa data Ruxell e Pablo Bispo, que também trabalharam junto com ela nos sucessos como "Pesadão" e "Ginga".

Guarujá virou Jamaica

Com vibes jamaicanas e inspiração em musicais, o clipe foi gravado parte em estúdio e parte na praia de São Pedro, em Guarujá, no litoral sul de São Paulo. "Eu nunca tinha ido lá, mas amei gravar o vídeo lá. Com certeza é o clipe que eu mais gostei de fazer. Ele é super lúdico e foi muito bacana criar esse universo diferente. Eu queria levar aquele navio para casa, não queria nunca que desmontassem aquilo", relembra.

Com direção de Felipe Sassi e uma grande equipe envolvida, o clipe foi produzido em dois longos dias. "No primeiro dia a gente saiu bem cedo, chegamos por volta de 4h da manhã no set. E saímos de lá por volta de 18h. No dia seguinte fomos para o estúdio, começou umas 10h e gravamos durante 12h. Foi cansativo, mas foi muito legal. "

A gravação do clipe aconteceu apenas dias antes de outro momento marcante na carreira da cantora, seu primeiro show do Lollapalooza, um dos mais elogiados do festival. "A músíca brasileira é muito plural e nós brasileiros podemos fazer várias coisas. Então acho que é muito bonito ver um festival enaltecendo isso. E com certeza ficou claro que era isso que o povo queria ver também", resume Iza sobre o sentimento do alto patamar que se encontra neste momento de sua carreira.

Entretenimento